Agromotores é um dos alvos da operação.
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil de Rondônia deflagraram nesta terça-feira (6) a “Operação Máscara de Janos”, que apura crimes de fraude em licitação e associação criminosa em Rondônia. Na ação, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de Porto Velho. Segundo informações, a empresa Agromotores, localizada na rua Almirante Barroso, é um dos alvos da Operação.
De acordo com a Polícia Federal, durante as investigações, foram notadas irregularidades ocorridas em inúmeros Pregões Eletrônicos do Estado de Rondônia e da Prefeitura de Porto Velho, especialmente o fato de que duas empresas atuantes no ramo da construção civil simulavam competição para vencerem os certames.
As autoridades suspeitam que ambas as empresas teriam fraudado cerca de 583 licitações, no âmbito estadual e municipal, colocando em risco a integridade de diversos contratos. Dentre as empresas investigadas, a Agromotores se destacou como um dos principais alvos das apurações. A profundidade das investigações surge da necessidade de proteger o interesse público e garantir que os processos licitatórios sejam realizados de forma legal e ética.
De acordo com a investigação, enquanto uma das empresas efetivamente existia, a outra era meramente de fachada e estava em nome de um laranja, sequer possuindo funcionários registrados. Apesar disso, a empresa apontada como sendo de fachada obteve cerca de R$ 8,4 milhões em contratos com o Poder Público apenas no ano de 2022. Além disso, foi constatado que as empresas remetiam suas propostas do mesmo computador.
A investigação está em andamento e poderá resultar em uma série de desdobramentos, desde multas e penalidades para os envolvidos até a revisão completa dos contratos firmados com tais empresas.
da Redação/CN