Para tentar escapar, Janones tenta mais uma cartada

Date:

A defesa do deputado federal André Janones (Avante-MG) apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira (2) contra a decisão que o tornou réu por supostas calúnia e injúria contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na petição, os advogados de Janones destacam o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, afirmando que as declarações de Janones “não foram feitas em razão do exercício do mandato parlamentar”.

A defesa questiona a competência do STF para julgar o caso, solicitando que ele seja transferido para a 1ª Instância.

Como argumento principal, a defesa cita a tese: “O foro por prerrogativa de função aplica-se apenas aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas”. Essa tese foi estabelecida em um processo relatado pelo presidente do STF, ministro Roberto Barroso.

Os advogados também pedem a aceitação dos embargos de declaração para esclarecer a relação entre as declarações sobre Bolsonaro e a atividade parlamentar de Janones. Além disso, solicitam que a queixa-crime seja rejeitada pelo STF e encaminhada ao tribunal de 1º grau competente.

“Dessa forma, se não há elementos que evidenciem ter estado o Querelado no exercício de sua atividade parlamentar quando das supostas ofensas, razão não há para que a presente queixa-crime prossiga nesta Corte”, afirma o documento.

Contextualização do caso

Em junho de 2024, o STF decidiu, por 8 votos a 3, tornar Janones réu durante um julgamento virtual.

Em 5 de abril do ano passado, o deputado fez uma publicação no X (ex-Twitter) chamando Bolsonaro de “assassino” e afirmando que ele foi uma “inspiração” para o autor do massacre na escola em Blumenau, em abril de 2023. Na ocasião, um homem de 25 anos invadiu uma creche, matou 4 crianças e feriu outras 5.

Janones também chamou o ex-presidente de “ladrãozinho de joias” e “bandido fujão”, sem mencionar o nome de Bolsonaro. Na época, o ex-chefe do Executivo estava sendo investigado pela Polícia Federal sobre joias recebidas do governo da Arábia Saudita durante seu mandato.

Declarações de Janones

Aqui estão as publicações de Janones no X (ex-Twitter):

– Em 31 de março de 2023: “Hoje vocês tão aí se preparando para o feriado e o ladrãozinho de joias se preparando para encarar a polícia. É a 1ª de muitas contas que o bandido fujão vai ter que acertar.”

– Em 5 de abril de 2023: “O assassino que matou 4 crianças hoje em SC tinha como inspiração um outro assassino: Jair Bolsonaro! Luiz Lima, autor da chacina, mantinha em suas redes de postagens enaltecendo o ‘capitão’ que matou milhares na pandemia! O Bolsonarismo deve ser criminalizado assim como o nazismo.”

Imoral e covarde.

Fonte: JCO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Parlamento do Irã aprova fechamento do estreito de Ormuz, rota de 20% do petróleo global

Medida ainda precisa do aval do líder supremo do...

Carga suspeita: PRF descobre mais de 260 kg de drogas escondidas entre tábuas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma significativa apreensão...

Lula ultrapassa linha tênue ao criticar ação forte de Trump

Lula achou que deveria se meter na ação dos...

Alexandre de Moraes dá 24h para General Braga Neto se explicar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...