Os dados são da tabulação considerando a possível soma de votos válidos no período
A mais nova sondagem para o segundo turno das eleições para prefeito de Porto Velho, realizada pelo Instituto Amazônia de Pesquisas (IAPE) mostra que o candidato Léo Moraes (Podemos) disparou e atingiu 60,7% das intenções na simulação de votos válidos. Já a candidata *Mariana Carvalho (União) conquistou na mesma pesquisa 39,3% das intenções na simulação de votos válidos.
Com esse resultado Léo Moraes se tornou um fenômeno eleitoral numa disputa apenas com o apoio popular contra uma poderosa junção de 14 partidos neste segundo turno. O Instituto Amazônia de Pesquisas (IAPE) foi o que mais acertou nos indicadores realizados no primeiro turno dessas eleições em Porto Velho. Esta foi a terceira rodada de pesquisas para as eleições 2024 em Porto Velho pelo IAPE.
Estimulada
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, foi perguntado aos eleitores: Se as eleições fossem hoje, em quem o (a) Sr. (a) votaria para Prefeito (a), Léo ou Mariana Carvalho? O resultado indicou Léo Moraes com 54,4%, e Mariana com 35,2%. Outros 5,2% disseram não sabe, e 3,9% indicaram votos em branco ou nulos. Rejeição
A pesquisa buscou medir ainda a rejeição dos candidatos perguntando: Em qual candidato o (a) Sr. (a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM? O resultado indicou a maior rejeição para Mariana Carvalho com 39,1%. Outros 36,4% disseram que votariam em qualquer um dos candidatos (Não rejeitam nenhum). Apenas 20,9% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Léo Moraes.
Dados da pesquisa
Para compor os resultados, o Instituto Amazônia de Pesquisas (IAPE) entrevistou como amostra 750 eleitores. O erro amostral é de 3,8% com nível de confiança de 95%. Os dados foram coletados no período de 21/10/2024 a 24/10/2024. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de registro: RO-06075/2024. Tem como Estatístico Responsável: Ricardo da Costa Lima (Registro do estatístico no CONRE: 9583). A pesquisa foi realizada por iniciativa e recursos da própria empresa.
Documentos anexo:
Fonte: rondoniaovivo