Esta iniciativa é parte de um esforço para otimizar a administração pública e garantir maior eficiência nos serviços oferecidos à população.
Já no terceiro dia útil de sua gestão, dia 3 de janeiro de 2025, o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, encaminhou à Câmara Municipal o primeiro projeto de lei de sua gestão. No projeto de reestruturação, o prefeito propõe redução do número de secretarias de 16 para 12. Esta iniciativa é parte de um esforço para otimizar a administração pública e garantir maior eficiência nos serviços oferecidos à população.
Segundo informações extraoficiais, o objetivo é que a reforma dê agilidade às ações planejadas para o desenvolvimento da cidade e melhore a qualidade, a produtividade e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
Segundo apurou a reportagem, a diminuição do número de secretarias tem como meta principal a racionalização da gestão pública. Com menos secretarias, espera-se uma melhoria na coordenação entre os setores, além de uma economia nos gastos públicos. Essa reestruturação pode proporcionar um melhor direcionamento dos recursos financeiros e humanos, resultando em serviços mais eficazes.
O projeto de lei para a reformulação de áreas da prefeitura foi enviado em caráter de urgência e deverá ser lido no plenário da Câmara Municipal em sessão extraordinária marcada para hoje, 03 de janeiro, sexta-feira.
Por Edilson Neves