Mídia: líder da esquerda alemã pretende se opor ao aumento dos gastos com defesa

Date:

A líder do partido de esquerda insurgente da Alemanha, Sahra Wagenknecht, prometeu bloquear qualquer tentativa de afrouxar os limites de empréstimos do país para aumentar os gastos com defesa, e afirmou que assumir mais dívidas para ajudar a Ucrânia está “fora de questão”.

Sahra Wagenknecht prometeu bloquear qualquer tentativa de aumentar os gastos com defesa, destacando os riscos da ascensão de partidos marginais para o próximo governo. Ela afirmou que alterar o “freio da dívida” para aumentar os gastos militares está fora de questão se seu partido, a Aliança Sahra Wagenknecht (BSW), entrar no Bundestag (parlamento) após as eleições federais de fevereiro.

Wagenknecht disse que seu partido apoiaria maiores empréstimos para investimentos em infraestrutura, mas não para financiar a defesa ou enviar armas para a Ucrânia. Ela destacou que o orçamento de defesa alemão deve ser significativamente inferior a 2% do PIB do país.

Segundo o Financial Times (FT), ela também mencionou que não teria problemas em cooperar com a Alternativa para a Alemanha (AfD), de direita, na questão das entregas de armas para Kiev.

Dependendo dos resultados das eleições, uma combinação de votos da BSW e da AfD poderia bloquear mudanças constitucionais necessárias para que o governo assuma mais dívidas. Wagenknecht também descartou contribuir com tropas alemãs para uma força internacional de manutenção da paz na Ucrânia e pediu a redução dos gastos com defesa nacional.

Friedrich Merz, líder dos democratas-cristãos de centro-direita (CDU), comprometeu-se a manter o freio da dívida enquanto apoia Kiev no conflito contra a Rússia. No entanto, muitos especialistas acreditam que Merz não conseguirá financiar um orçamento de defesa crescente sem alterar a regra que limita o déficit estrutural do governo federal.

A escala do desafio aumentou com o retorno de Donald Trump à Casa Branca, exigindo que os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) gastem 5% do produto interno bruto (PIB) em defesa. Se a AfD e a BSW garantirem suas minorias de bloqueio, isso seria um grande golpe para qualquer governo futuro.

Wagenknecht abalou o cenário político alemão desde que fundou a BSW em janeiro de 2024, parte de uma fratura mais ampla do voto na Alemanha. A BSW se apresenta como duro na imigração, mas de esquerda na tributação e justiça social, com políticas populistas que incluem a proteção do uso de pagamentos em dinheiro pelos alemães.

Mesmo que a BSW não volte ao parlamento após a votação do próximo mês, analistas dizem que o partido já conseguiu moldar o debate nacional. Wagenknecht também se opõe vigorosamente a qualquer participação alemã em uma força internacional de manutenção da paz na Ucrânia, argumentando que a Alemanha não pode estacionar tropas na fronteira russa devido à sua história.

Fonte: Sputnik

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Alerta: Indústria de café denuncia venda de produtos que imitam café tradicional

A comercialização de produtos com "sabor café", mas que...

Invasão dos javaporcos: uma ameaça invasora que pode arruinar a colheita de milho

A expectativa para a safra de grãos 2024/2025 no...

Conflito no Oriente Médio é consequência do conceito dos EUA e Israel da nova ordem, diz especialista

Os acontecimentos no Oriente Médio foram provocados pelo "conceito...

Revelações de Mike Benz expõem operação obscura e vergonhosa no Brasil: STF em ruínas… (veja o vídeo)

As revelações de Mike Benz, ex-subsecretário do governo Trump...