O merecido “troféu” para Petro na briga contra Trump

Date:

A disputa é dura, renhida mesmo, mas o Troféu Perfeito Idiota Latino-Americano 2025 já começa o ano com um forte concorrente: o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e seu tuíte gigante na rede do Elon Musk (!).

Tem de tudo, desde acusações de fascismo e supremacismo branco, até a defesa do canal do Panamá, passando pela condenação à exploração de petróleo (como se a Ecopetrol, a maior empresa colombiana, não existisse). Até Aureliano Buendía foi chamado para brigar com Trump!

Em caixa alta, no final, o brado do povo colombiano na voz de seu líder: a Colômbia se abre ao mundo inteiro de braços abertos! Bem, com exceção dos venezuelanos, que fogem do amigo do peito de Petro, não vejo muito fluxo migratório para a Colômbia.

Por fim, no penúltimo parágrafo, a única medida concreta de todo o tuíte: a Colômbia vai taxar também os EUA. Não durou 24 horas, o fanfarrão teve que voltar atrás, certamente pressionado pelo big business colombiano. Os aviões americanos continuarão trazendo imigrantes ilegais, como sempre fizeram.

Restou essa poética peça da resistência latino-americana ao imperialismo ianque. Petro a fixou na sua timeline, certamente convencido de que mandou muito bem. É ou não é um forte concorrente ao troféu?

Por Marcelo Guterman*

*Marcelo é Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Parlamento do Irã aprova fechamento do estreito de Ormuz, rota de 20% do petróleo global

Medida ainda precisa do aval do líder supremo do...

Carga suspeita: PRF descobre mais de 260 kg de drogas escondidas entre tábuas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma significativa apreensão...

Lula ultrapassa linha tênue ao criticar ação forte de Trump

Lula achou que deveria se meter na ação dos...

Alexandre de Moraes dá 24h para General Braga Neto se explicar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...