Descompasso: Prefeito clama por agilidade no fim da Lei que ampara contratação de empresa de lixo, enquanto Câmara garante rito normal

Date:

O lançamento do edital para contratação emergencial de empresa sem licitação de cerca de R$ 6 milhões/mês para coleta de resíduos sólidos causou estranheza na Câmara de Vereadores de Porto Velho. “Nossa Casa, legítima representante dos interesses do cidadão, não foi nem comunicada sobre o assunto”, disse o presidente da Câmara, Gedeão Negreiros. Ele foi ouvido pela reportagem sobre a mensagem do Poder Executivo Municipal pedindo a extinção da Lei 3174/24, que convalidou a Parceria Público Privada (PPP) na modalidade concessão administrativa, voltada a prestação de serviços de implantação, manutenção, limpeza urbana, coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos.

Na prática, em maio do ano passado, a Câmara avalizou o contrato 019/PGM/2024 assinado entre a prefeitura de Porto Velho e a atual empresa para concessão da destinação final dos resíduos sólidos. A contratação só foi possível após um amplo estudo técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que durou cerca de 2 anos. Entre as nuances dos cadernos técnicos, a vencedora deveria trabalhar com educação ambiental, separação de materiais, e construir um aterro sanitário que ao final do contrato seria repassado a Prefeitura de Porto Velho. Hoje, o aterro é particular e cobra uma das tarifas mais caras do Brasil.

Segundo os vereadores ouvidos, existe uma pressão do secretário-geral de Governo, Oscar Dias, para que a matéria seja aprovada o quanto antes, para evitar problemas jurídicos após o anúncio da empresa vencedora do emergencial da coleta de lixo. Como a Casa não foi ouvida sobre a decisão unilateral do prefeito Léo Moraes, o

presidente da Câmara foi claro: a matéria seguirá todos os ritos do Poder Legislativo. O projeto passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e nas comissões de Meio Ambiente e Comissão de Saneamento Básico.

A sessão da próxima segunda-feira é aguardada com expectativa porque a matéria já deve ser analisada na Comissão de Justiça.

Com rondoniagora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Parlamento do Irã aprova fechamento do estreito de Ormuz, rota de 20% do petróleo global

Medida ainda precisa do aval do líder supremo do...

Carga suspeita: PRF descobre mais de 260 kg de drogas escondidas entre tábuas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma significativa apreensão...

Lula ultrapassa linha tênue ao criticar ação forte de Trump

Lula achou que deveria se meter na ação dos...

Alexandre de Moraes dá 24h para General Braga Neto se explicar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...