Após cobrança, Tribunal de Contas convoca Prefeitura e pede explicações sobre contrato do lixo

Date:

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) informou na noite de quarta-feira (26), que convocou a gestão municipal de Porto Velho para prestar esclarecimentos sobre a contratação emergencial, atualmente em curso, para a concessão dos serviços de coleta e destinação final de resíduos sólidos da Capital. 

A decisão acontece dias após questionamentos públicos sobre a ausência de manifestação da Corte. Sobre essa situação, o TCE disse que “não se baseia em especulações. Pelo contrário, sua atuação ocorre quando é externalizado o ato administrativo e, nele, há risco, relevância e materialidade. Dessa forma, o TCE pode agir de ofício”.

A reunião ocorreu, na tarde desta quarta-feira, na sede do TCE, e contou com a participação do Ministério Público de Contas (MPC). Participaram, pelo MPC, o procurador Ernesto Tavares Victoria, e pelo TCE, o secretário-geral de controle externo, Marcus Cézar Filho, e a equipe de auditoria do órgão.

Representando a prefeitura, estiveram presentes gestores e técnicos das áreas de serviços urbanos, licitações, planejamento, governança e controladoria.

Durante o encontro, o TCE reforçou a importância do acompanhamento técnico e transparente de cada etapa da contratação emergencial, garantindo que o processo, em andamento, ocorra dentro dos parâmetros legais e atenda ao interesse público.

O diálogo entre os órgãos de controle e a gestão municipal busca esclarecer dúvidas e coletar informações essenciais para a fiscalização da execução do contrato, que está sendo gestado no âmbito da administração pública municipal. Além disso, busca garantir que os serviços prestados sejam contínuos e eficientes para a população de Porto Velho.

Os gestores e técnicos da prefeitura apresentaram um panorama da situação e responderam aos questionamentos do TCE e do MPC sobre diversos aspectos do processo de concessão do serviço de coleta, reciclagem e destinação do lixo na Capital.

Também esclareceram questões, levantadas pelo Tribunal e Ministério Púbico de Contas, referentes a procedimentos específicos do serviço, como transporte dos resíduos, valores da contratação, equipamentos, infraestrutura e a capacidade técnica prestacional da eventual empresa a ser contratada.

COM TCE/RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Governo de Rondônia asfalta 30 ruas do bairro Três Marias em Porto Velho

A pavimentação de aproximadamente 10 quilômetros de vias está...

Gilmar dá sugestão e Moraes deve assumir relatoria de ação do PSOL sobre IOF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Justiça do Trabalho da 14ª Região participa de reunião do observatório dos Direitos Humanos

Juízes do TRT-14 relataram desafios da Justiça na Amazônia...

Morre aos 96 anos o desembargador aposentado Adilson Florêncio de Alencar

Morreu nesta sexta-feira (27), aos 96 anos, o desembargador...