STF forma maioria em favor de Moraes, Dino e Zanin, mas Mendonça e Nunes Marques ainda tem “carta na manga”

Date:

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (19), para recusar os pedidos de afastamento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin do julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas no caso da suposta tentativa de golpe de Estado.

Os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Edson Fachin votaram contra a exclusão de Zanin e Dino. Os próprios Cristiano Zanin e Flávio Dino se declararam impedidos de votar nesse ponto, pois a ação se refere diretamente a eles.

No caso do pedido de afastamento de Moraes, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, além de Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Zanin e Dino, rejeitaram a solicitação. O próprio Moraes, por ser alvo da ação, não participou dessa decisão.

Os recursos foram apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelos generais Braga Netto e Mário Fernandes. A defesa de Bolsonaro argumentou que Cristiano Zanin não deveria participar do julgamento, pois foi advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes de integrar o STF e, anteriormente, ingressou com uma ação eleitoral contra a chapa de Bolsonaro e Braga Netto nas eleições de 2022.

Já os advogados de Braga Netto e Mário Fernandes sustentaram que Flávio Dino, por ter sido ministro da Justiça na época dos acontecimentos, e Alexandre de Moraes, por sua atuação no acordo de colaboração do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, deveriam ser afastados do caso.

Porém, faltam os votos de alguns ministros como Nunes Marques e André Mendonça. Ainda existe a possibilidade de um PEDIDO DE VISTA, o que forçosamente adiaria o julgamento.

É uma verdadeira “carta na manga”. 

Fonte: jco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Assembleia Legislativa cria comissão para mediar fim da greve da Educação

A Assembleia Legislativa suspendeu a apreciação de projetos nesta...

Num país inseguro juridicamente, OAB se revolta com ameaça da presidente do Banco do Brasil e avalia processá-la

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, disse...

Canetada absurda e equivocada de Dino causa o 1º grande estrago no país

Parem o Dino! Esse parece ser o grito que...

Banco responsável por pagar ministros do STF se manifesta

Com a recente determinação do ministro Flávio Dino, do...