Águas do Madeira segue em tendência de baixa e nível se aproxima dos 16 metros

Date:

Atualmente, as águas do rio Madeira estão apresentando uma tendência de baixa, com níveis que se aproximam dos 16 metros em Porto Velho. Conforme dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (SGB). No dia 9 de abril, o nível do rio marcava 16,76 metros. 

Já neste domingo (20), caiu para 16,31 metros, representando uma redução de 45 centímetros em 11 dias. Já nesta terça-feira (22), a medição apontou novo recuo, com o nível chegando a 16,22 metros.

Apesar da diminuição gradual no volume das águas, a situação segue delicada para centenas de comunidades ribeirinhas. De acordo com a Defesa Civil Municipal, 51 localidades foram diretamente afetadas pela cheia, principalmente na região do Baixo Madeira.

A Prefeitura de Porto Velho decretou Situação de Emergência em 10 de abril. No dia 14, também determinou a suspensão das aulas por 15 dias em escolas localizadas nas áreas mais atingidas.

Essa diminuição tem despertado a atenção de especialistas, ambientalistas e da população local, uma vez que os níveis dos rios são indicadores cruciais da saúde ecológica da região.

Com essa diminuição, a tendência é de baixa, entretanto, o acompanhamento contínuo dos níveis hídricos do rio ajudará a prever episódios extremos e a planejar ações eficazes para garantir a sustentabilidade da região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Dois são presos por assassinato de casal em Conflito Entre Facções (veja o vídeo)

Recentemente, dois indivíduos foram presos durante a Operação Ruptura,...

Servidores efetivos da Assembleia Legislativa terão reajuste de 9,68% neste ano

Os servidores efetivos da Assembleia Legislativa do Estado de...

Prefeito Léo Moraes alerta a população para o descarte irregular de entulhos nas ruas de Porto Velho

As denúncias podem ser realizadas pelo whatsapp (69) 9...

Espaço retoma atividades normais com funcionamento até as 23h

Todos os dias da semana, a população poderá usufruir...