Operação da PF cumpre mandados em Rondônia e São Paulo

Date:

A Polícia Federal, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (16) a Operação Linha Torta para apurar irregularidades em um contrato de serviços gráficos que teria causado prejuízo ao erário estadual. 

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia e São Paulo, além da ordem judicial de bloqueio de bens e ativos de investigados.

A investigação, iniciada a partir de denúncia anônima, apura a contratação sem licitação de uma empresa para a confecção de cartilhas informativas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM/RO). 

Foi apurado que o contrato foi firmado sem licitação, sob a justificativa de tratar-se de “obra literária singular”. No entanto, auditoria técnica identificou que o material não apresentava exclusividade, tampouco características técnicas que justificassem a inexigibilidade de licitação. Parte do conteúdo teria sido plagiado de cartilhas já produzidas por outros órgãos públicos e disponibilizadas gratuitamente.

Auditorias do TCE/RO e apurações da PF indicam fortes indícios de direcionamento e superfaturamento, com custo por página até 23 vezes superior ao de mercado. O prejuízo apurado ultrapassa R$ 3,8 milhões.

A investigação prossegue com a análise do material apreendido. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude a licitação, fraude na execução de contrato e peculato.

Fonte: PF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Câmara reintegra mineração e destrava votação da nova lei de licenciamento ambiental

Iniciativa reconhece o setor de mineração como essencial para...

Governo dos EUA abre investigação sobre comércio brasileiro e cita 25 de Março como foco de pirataria

Sindilojas-SP rebate acusações e defende legalidade da maior região...

 Aprovação do PL do Licenciamento Ambiental abre caminho para mais desmatamento

IPAM repudia decisão às vésperas da COP30, que coloca...

Advogado censurado por Moraes vai acionar a OAB

O advogado Jeffrey Chiquini, responsável pela defesa de Filipe...