Eu o aconselho a comprar de mim ouro purificado pelo fogo, e então será rico. Compre também roupas brancas, para que não se envergonhe de sua nudez, e colírio para aplicar nos olhos, a fim de enxergar.Apocalipse 3:18 (NVT).

Os membros da igreja de Laodicéia foram aconselhadas pelo Senhor a comprar dEle ouro refinado no fogo para enriquecer. Isso aqui pode significar justiça divina, que é comprada sem dinheiro ou preço em Isaías 55:1, mas recebida como um presente pela fé no Senhor Jesus. Ou pode significar fé genuína, que, quando testada pelo fogo, resultará em louvor, honra e glória na revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, como em 1 Pedro 1: 7.

Também as pessoas foram aconselhadas a comprar roupas brancas por causa da vergonha, isto é, retidão prática e objetiva na nossa vida cotidiana. Phillips Brooks dizia no séc 19,

seja uma pessoa de tal conduta e viva de tal maneira que, se todos as pessoas fossem como você e todas as vidas como a sua, esta terra seria o paraíso de Deus.”

Mas é bom observar que a fé cristã não é meramente um programa de conduta; é, antes de tudo, o poder de uma nova vida que ultrapassa a conduta mais elevada de um ser humano virtuoso, ético e inatacável na sua moral. A conduta do cristão excede em muito ao comportamento do impoluto da moral, porque é Cristo vivendo nele.

Se a vida de Cristo não se expressa bem no trânsito confuso, na contradição das opiniões ou nos negócios desta vida, temos que suspeitar do nosso cristianismo.

Eles também deveriam ungir seus olhos com colírio, isto é, ganhar verdadeira visão espiritual através da iluminação do Espírito Santo. Esse conselho era especialmente apropriado, uma vez que, Laodicéia era conhecida como um centro de serviços bancários, têxteis e de remédios – especialmente colírios e pomadas oculares.

Nossa visão espiritual precisa ser controlada não pelo que vemos no mundo, mas pelo que a Bíblia nos autoriza a crer.Matthew Henry dizia: “o crescimento espiritual consiste mais no crescimento da raiz que está fora do alcance da visão,” isto é, precisamos focar no desenvolvimento invisível do nosso coração nutrido pela comunhão com Deus.

Ouro purificado pelo fogo, roupa limpa e visão clara são ingredientes essenciais na composição de uma comunidade cristã, mas isso é difícil, pois;

não nos cabe imaginar que podemos provar a veracidade do cristianismo com nossos próprios argumentos; ninguém consegue provar a veracidade do cristianismo, a não ser o Espírito Santo.”

Contudo, se não expresso no escuro a justiça de Cristo, se a minha conduta fora da passarela não espelha o caráter de Cristo e se a minha visão da noite escura não revela a lucidez de Cristo, então posso dizer que o meu “cristianismo” é falso. O bom fruto expressa o vigor da raiz e a vida frutífera do cristão a sua intimidade interior com Cristo. É isso!