e
31 C
Porto Velho
segunda-feira, outubro 26, 2020

A DOUTRINA DO NOVO NASCIMENTO

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. (João 3:6-7)

- Advertisement -
- Advertisement -

As primeiras palavras de Nicodemos ao se dirigir à Jesus em seu diálogo pós-expediente foram Rabi e Mestre. Apesar das diferenças, ambos os títulos estão relacionados à pessoa que ensina. A palavra doutrina tem sua origem no latim docere (ensinar), a qual nos leva à palavra doctor (professor) e então de volta à doctrina (doutrina), ou simplesmente ensinamento. Jesus, como verdadeiro doctor, “doctrinava”.

Porém, um alerta precisa ser feito. Uma doutrina, por si só, é apenas uma doutrina O ensinamento só se torna eficaz quando aquele que o recebe o coloca em prática. Não adianta ensinarmos nossos filhos as técnicas para se andar de bicicleta se ele não tiver uma bicicleta para aprender. Como Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômaco, disse: “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. Nicodemos sabia disso, e assim, tudo que fez durante o diálogo com Jesus foi perguntar: “Mas como?”

O texto de João 3:6-7 não apenas faz parte das respostas de Jesus à Nicodemos, mas também revela questões importantes em relação à Doutrina do Novo Nascimento; começando pela realidade da humanidade: “O que é nascido da carne é carne”. Essa frase de Jesus estabelece a problemática da situação do homem. O único motivo de precisarmosde um segundo nascimento, é porque há algo de errado com o primeiro nascimento.

A Bíblia, ao falar sobre a situação do homem em seu estado natural não poderia ser mais clara e enfática, chama a todos de inimigos de Deus (Rm 5:10), filhos da ira (Ef 2:3), maus (Mt 7:11), e nos diz que não há ninguém que entenda e busque a Deus (Rm 3:11). A raça humana é uma raça miserável e orgulhosa, apesar de estar imergida em sujeira e podridão, ainda busca se vangloriar de seus feitos.

Ser carne é viver escravo do pecado e em total oposição aos caminhos de Deus. Aquele que é carne nem sequer pode ver Seu Reino, quanto mais adentrar nele. Não há nada que o homem carnal possa fazer para se aproximar se quer 1 milímetro de Deus; e ele nem desejaria isso. O homem carnal quer distância de Deus, rejeita todas as formas que o Senhor usa para se revelar nas coisas criadas e suprime a verdade para cometer seus atos de injustiça. O homem carnal ama as trevas, pois não deseja que suas obras más sejam trazidas à luz.

Portanto, a dura conclusão é que não há quem queira nascer de novo, porque não há quem queira o Deus das Escrituras. Jesus não ensinou o novo nascimento a Nicodemos para que ele pudesse aprender como o fazer, mas sim para revelar que toda a obra pertence ao Senhor. Da mesma forma que ninguém desejou ou fez algo para nascer do ventre materno, ninguém desejou ou fez algo para nascer do Espírito. Nós simplesmente nascemos.Assim, o cristão só pode reconhecer a beleza da doutrina do novo nascimento se ele mesmo já tiver sido regenerado.

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.João 1:13

A regeneração é, por natureza, ou seja, por se tratar de um nascimento, uma ação unilateral da parte de Deus em favor do homem pecador alvo de seu grande amor. É uma ação de pura Graça onde o homem carnal, enquanto morto em seus delitos e pecados, cego e surdo para as coisas de Deus, é pego de surpresa pela voz de seu Senhor: “Lázaro, vem para fora!”

Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. 1 Coríntios 2:9-12

Então, “o que é nascido do Espírito é espírito”.A regeneração é a linha que separa a antiga vida morta, da nova vida viva em Cristo.Essa nova vida que recebemos é a vida eterna, vida que foi conquistada na vitória de Jesus sobre a própria morte em sua ressurreição. É uma vida que não pode morrer de novo e, portanto, traz consigo garantia e segurança da salvação ao cristão.

Mas não apenas isso, o novo nascimento habilita o cristão enxergar o Reino de Deus, a reconhecer as coisas de Deus. Então o nascimento do alto não deve ser entendido como o objetivo final da Igreja de Cristo, mas sim, como o primeiro passo para que homens e mulheres pecadores possam se tornar discípulos de Jesus Cristo. Paulo, na carta aos romanos, diz:

Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Romanos 8:7-10

Antes da regeneração não havia nada que o homem pudesse fazer em direção a Deus, é preciso afirmar que a regeneração precede todo e qualquer evento da vida cristã. Precede inclusive a justificação do pecador, pois esta vem pela fé (Rm 5:1), e fé não pode ser exercida por aqueles que estão na carne, poisa fé é algo que agrada a Deus e os que estão na carne não podem agradar a Deus. A separação é tão grande quanto o abismo entre o pobre Lázaro no seio de Abraão e o homem rico nas chamas (Lc 16:19).

O novo nascimento é o primeiro episódio da conversão do cristão e acontece em um piscar de olhos, assim como quando Deus abriu o coração de Lídia, a vendedora de púrpura, para a pregação de Paulo (At 16:14). E, ainda que as Escrituras deixem claro que tudo nessa vida depende e acontece pela graça de Deus, também devemos reconhecer as intenções e os propósitos do Senhor para sua nova criação.Conforme diz o profeta Ezequiel:

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Ezequiel 36:26-27

As palavras do profeta cooperam com as de Jesus em João 14:15 quando diz: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Não porque em nós haja qualquer capacidade de o fazer, mas porque o próprio Senhor é quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. O nascimento do Espírito traz consigo uma série de dons que durante a vida cristã serão aperfeiçoados. Entre eles a fé, o arrependimento, o amor por Jesus Cristo e, sim, a obediência.

Na grande comissão, Jesus instrui a sua Igreja a fazer discípulos e a ensiná-los a guardar tudo o que havia ordenado. A Igreja, enquanto Corpo de Cristo, é responsável e prestará conta diante de sua Cabeça não apenas pela pregação do Evangelho aos perdidos, mas também pelo discipulado daqueles que foram encontrados. A boa terra para que o ministério do discipulado e ensino gere frutos é uma comunidade cheia do Espírito Santo disposta a abandonar suas tradições terrenas e se voltar para a voz de seu Senhor, para a Palavra de Deus, para seus estatutos, juízos e mandamentos.

Essa realidade está longe de ser um retorno ao judaísmo ou de qualquer tipo de legalismo. Nós já passamos desse ponto pela graça irresistível de Deus que nos tirou da sepultura. O novo nascido não busca a obediência para apresentar diante de Deus suas boas obras como forma de obter seu favor ou sua salvação. O novo nascido apenas reconhece o estado de total miséria do qual foi resgatado pelo amor de seu Senhor e é propelido pela sua graça a obedecer não às tradições humanas, mas às tradições bíblicas. Ninguém está proibido de beber vinho ou assistir futebol.

A segunda pergunta de Nicodemos, porém, ainda tem certo apelo. Se tudo é obra de Deus e o homem não tem parte alguma em todo o processo, como pode suceder isto? O que precisa acontecer no tempo e espaço?A resposta de Jesus, depois de questionar a validade do diploma de Nicodemos, é apresentar pregação do Evangelho da Cruz.

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. João 3:14-15

Nenhuma doutrina pode nos salvar, o que nos salva é a boa nova de Jesus Cristo e este crucificado. Jesus Cristo morto por nossos pecados e ressurreto para a vida. Nós não somos salvos por saber que precisamos nascer de novo. Nós somos salvos porquenascemos de novo.“Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

Andrey Consalter

- Advertisement -

Últimas Notícias

Ciclone pode causar tempestade e alagamento em vários Estados

Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de...
- Advertisement -

Trump acusa oposição de usar fake news sobre coronavírus

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a oposição de usar fake news sobre a pandemia do novo coronavírus de forma...

Financiamento imobiliário fica 30% mais barato com redução de juros

Com a Selic no menor patamar histórico, de 2% ao ano, as taxas de juros para o financiamento imobiliário também caíram e...

Covid-19: Boletim diário de Rondônia

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao...

Related news

Ciclone pode causar tempestade e alagamento em vários Estados

Um ciclone com características subtropicais deve alterar as condições meteorológicas em vários pontos do país, provocando fortes chuvas e rajadas de...

Trump acusa oposição de usar fake news sobre coronavírus

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a oposição de usar fake news sobre a pandemia do novo coronavírus de forma...

Financiamento imobiliário fica 30% mais barato com redução de juros

Com a Selic no menor patamar histórico, de 2% ao ano, as taxas de juros para o financiamento imobiliário também caíram e...

Covid-19: Boletim diário de Rondônia

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao...
- Advertisement -
e
Open chat
Precisa de Ajuda ?
Podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: