Sobe para 53 o número de casos suspeitos para Coronavírus em Cascavel

0
48

A Prefeitura de Cascavel confirmou na manhã desta quarta-feira (18) que subiu para 53 o número de casos suspeitos para coronavírus, em Cascavel.

As pessoas estão em isolamentos domésticos e recebem o acompanhamento da equipe de saúde do município.

Pacientes que possam ser enquadrados como casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), devem preferencialmente, entrar em contato com as equipes da SESAU antes de procurar uma unidade de saúde, através dos seguintes contatos:

(45) 99135-8707 de segunda à sexta, das 07h00 às 19h00; (45) 98431-6339 de segunda à sexta, das 19h00 às 07h00, finais de semana e feriados 24h.

Caso Suspeito de doença pelo Coronavírus (Covid-19)

Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, triagem intercostal e dispneia) E com histórico de viagem* para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias.

Situação 2 – CONTATO PRÓXIMO: pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal de sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, triagem intercostal e dispneia) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.

*Histórico de viagens = Países da América do Norte, Europa, Ásia, Argélia, Austrália e Equador.

Medidas anunciadas:

– Suspensão das aulas na rede municipal facultativamente a partir de hoje (18) e obrigatoriamente a partir de sexta-feira (20). Assim nesta quarta e quinta-feira haverá aulas mas elas NÃO SÃO OBRIGATÓRIAS. A partir de sexta não haverá aula em escolas e Cmeis por tempo indeterminado.

Suspensão a partir de 18 de março de eventos abertos ao público acima de 50 pessoas.

– Autorização das farmácias de manipulação de fabricarem álcool gel no município. Uma portaria vai regrar o preço médio.

– Os receituários de medicamentos de uso controlado continuarão sendo prescritos por 60 dias e o médico irá emitir um novo receituário para mais 60 dias. Somente irão retirar medicação para 60 dias, no término desta irão utilizar o receituário seguinte. Com essa medida evitaremos o fluxo de pessoas que retornam nas unidades somente para retirarem receituários.

– Cassação de alvará de empresas que subirem preços de produtos ligados a pandemia, como álcool gel, de forma abusiva.

– Secretaria de Finanças vai contingenciar recursos para cobrir os custos extras, previstos para a epidemia.

– Suspensão de visitas a pacientes internados nas UPAs.

– Saúde vai solicitar mão de obra de outros setores para dar melhor atendimento nas unidades.

O secretário Thiago Stefanello destacou que Cascavel possui 33 mil idosos. Se for necessário atender apenas 1% dos idosos em estado crítico, seriam necessários 330 leitos de UTI apenas para Cascavel. Cascavel tem 94 leitos de UTI adulto.

O prefeito Leonaldo Paranhos afirmou que o município está um passo à frente de outras cidades.

Ontem o Estado anunciou suspensão das aulas da rede estadual a partir de sexta-feira (20) e orientou que municípios façam o mesmo.

No último anúncio, na sexta-feira (13) o município tinha optado por manter as aulas, suspendendo eventos e aglomerações.