Agevisa divulga novas regras de orientação para o transporte público de Rondônia

As orientações seguem tanto para as empresas de transporte público, quanto para a população do estado.

0
47
Nota visa orientar empresas e usuários sobre medidas de prevenção à Covid-19

O Governo de Rondônia por meio Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), divulgou nesta terça-feira (23), mais um conjunto de medidas de prevenção e controle baixadas através da Nota Técnica nº 1/2020, pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), para orientar as empresas do sistema e os usuários do transporte coletivo de Rondônia quanto ao combate da Covid-19.

A agência rondoniense faz lembrar que o serviço de transporte coletivo foi suspenso desde a decretação das medidas de isolamento restritivo, e flexibilizado em seguida. Entretanto, diante do quadro que resiste às medidas de controle, com a proliferação de novos casos de Covid-19 diariamente, o Governo de Rondônia optou por intensificar junto aos gestores das empresas e aos usuários do transporte coletivo, a adoção de medidas de prevenção e proteção, como meio para evitar a disseminação do coronavírus.

ORIENTAÇÕES DA AGEVISA

A Nota Técnica é explícita em relação à limpeza dos ônibus. A orientação é de que após cada viagem (rota), o ônibus deverá voltar à garagem para ser limpo e desinfetado. Por este protocolo, a limpeza deve ser feita com água e sabão neutro ou desinfecção com álcool 70%. A prioridade é para área do motorista, o volante, câmbio de marcha, assento e cinto de segurança, pontos que deverão ser limpos com água e sabão e, em seguida, desinfetados com álcool 70%. A mesma orientação e protocolo se aplica às paredes e superfícies (bancos e poltronas) dos ônibus, móveis e objetos.

Nesta mesma linha, as empresas deverão disponibilizar aos passageiros do transporte coletivo, por meio de banner, cartazes, e outros meios, informações de forma clara e de fácil acesso sobre etiqueta respiratória e prevenção do coronavírus. A Nota Técnica informa também que, em caso de dúvidas, o MS conta com o serviço Disque Saúde, por meio do telefone 136. Para obter maiores informações sobre o novo coronavírus (Covid-19), pode-se acessar o sítio eletrônico do MS, através do endereço https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

Aos passageiros (população) a Agevisa orienta a adoção de hábitos de etiqueta respiratória – cobrir nariz e boca com lenço descartável ou braço ao tossir ou espirrar; descartar lenços de papel em lixo apropriado; higienizar as mãos sempre ao deixar o transporte coletivo e ao chegar em casa, antes de realizar qualquer outra atividade; não levar a mão aos olhos, boca e nariz, e usar máscara. O pleno teor do documento e o conjunto das orientações da Agevisa podem ser acessados na Nota Técnica nº 1/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui