23 C
Porto Velho
quarta-feira, setembro 23, 2020

A GRATIDÃO E OS SEUS EFEITOS

De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:11-19.

- Advertisement -
- Advertisement -

Toda vez que alguém recebe um benefício e reconhece o seu benfeitor, fica com o coração exultante e logo vem o desejo de manifestar a sua gratidão. Porém, na maioria das vezes, esse desejo, que é momentâneo e fugaz, cai no esquecimento. De outra parte, se o benfeitor espera por algum reconhecimento em forma de agradecimento, e isso não acontece, chama-se ingratidão. Há até um ditado entre os homens que diz que: “O dia do benefício é a véspera da ingratidão”

Por que isto acontece com tanta frequência? Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17:9. Apesar de a intenção ser a de ser grato, a ação é a de um ingrato. A dificuldade de agradecer é tão grande, por conta do coração enganoso e corrupto, que o homem acaba enganando não só a seu próximo, como a si mesmo. A gratidão exige atitude! Somente um dos dez leprosos voltou para agradecer, e esse era estrangeiro. 

A Bíblia nos ensina, que não há nada em nós que agrade a Deus: Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Romano 8:8.  Mas, aquele que está em Cristo, cuja vida de Cristo lhe foi imputada, tem paz em seu coração. Aquele que está em Cristo faz parte de um só corpo, o corpo de Cristo. E aquele que está em Cristo, tem o coração grato. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. Colossenses 3:15. 

Assim, somente são de fato gratos aqueles que estão em Cristo e fazem a Sua vontade e não a vontade do homem: não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus. Efésios 6:6. 

Conhecendo profundamente o homem e sabendo exatamente quem é, o mal que ele é capaz de fazer, o pecado que é capaz de praticar, e a ingratidão que é capaz de manifestar, Deus não alimenta nenhuma expectativa a seu respeito. Isso pode parecer ruim, mas, na verdade, devemos ficar felizes, porque isso prova o quanto Ele nos conhece. Deus jamais se decepcionará conosco, tanto em relação ao nosso comportamento, quanto em relação à nossa fé, porque a ingratidão só decepciona aqueles que esperam algum tipo de paga ou de recompensa. 

À medida que alguém se deixa ser impactado pelo mundo, pelo pecado com suas paixões e concupiscências, obviamente que se distancia da comunhão e dos valores espirituais e eternos de Deus, e isso o influencia negativamente nas suas decisões, em especial, na prática da gratidão. Aliás, o mundo preconiza que somos merecedores do melhor, que temos a primazia em detrimento da necessidade do outro. A lei da vantagem deixa-nos irados e entristecidos quando não recebemos aquilo que achamos que merecemos. Como ter um coração agradecido quando sempre nos falta algo que achamos que merecemos? Um coração agradecido, regenerado pela graça, não sofre de amnésia, pelo contrário, um coração agradecido guarda as marcas dos feitos de Deus, por toda a eternidade, porque não é fugaz. 

Mas, do que é feito um coração agradecido? Em primeiro lugar, na medida do possível, temos que tomar o exemplo do leproso que voltou para agradecer! Ele decidiu voltar para Jesus. Quando chegou, ele “prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus”, em sinal de humilhação e reconhecimento de quem ele era, e em sinal de exaltação e reconhecimento da grandeza do Cristo que estava diante dele. E o que é mais admirável, o texto diz que ele era samaritano, ou seja, um estrangeiro que reconheceu o seu benfeitor, creu no poder de Deus – “a tua fé te salvou”, disse Jesus – e O adorou e O glorificou. 

Então, meus amados, o coração agradecido é feito de: 1) Atitude de voltar-se a Deus e ser submisso a Ele com ações de graças. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18; 2) Jamais nos esquecer de quem somos e de onde saímos. Somos todos pecadores que carecemos da graça de Deus: Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Romanos 3:23; 3) Sempre nos lembrar de quem Deus é e da obra que Cristo fez em nosso favor. Jesus Cristo fez muito mais do que nos curar de “lepra”. Ele morreu a nossa morte para nos dar a Sua vida. Tirou-nos do império das trevas e nos transportou para o Seu Reino de luz. Livrou-nos do cativeiro do pecado. Não nos livrou simplesmente de uma doença em nosso corpo, livrou-nos da ação do pecado e da morte. Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1-2. 

O Profeta Ezequiel, foi instrumento de Deus para nos revelar a obra salvífica e transformadora que Ele fez e faz em nosso benefício: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Ezequiel 36:26-27. 

Essa troca sobrenatural de coração, pela fé, traz no “pacote” a vida no espírito morto e a implantação do Espírito Santo de Deus que vem habitar naqueles que creem, para que andemos nos Seus estatutos. 

Portanto, um coração somente pode ser realmente agradecido, quando for morada de Deus aqui na terra. Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos. Isaias 57:15. 

Nada temos a oferecer a Deus, senão o pecado que nos é prejudicial, assim como a doença do leproso que foi curado por Jesus. Porém, quando lhe oferecemos um coração contrito e quebrantado, disso se agrada o Senhor. 

Sabemos que a nossa vida aqui na terra é feita de escolhas e diariamente escrevemos a nossa história, para a direita ou para a esquerda, podemos ser humildes e gratos, ou soberbos e ingratos, de acordo com os valores intrínsecos, estabelecidos em cada um de nós. As nossas atitudes refletem o que vai dentro do nosso coração e da nossa alma. 

Se você já tiver passado pela experiência da substituição do coração de pedra pelo coração de carne, entenderá o que estamos dizendo. O Senhor Nosso Deus fala claramente ao seu povo sobre uma proposta de vida nova, de regeneração, assim como Jesus propõe a Nicodemos em João 3:3. 

Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal; se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o SENHOR, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o SENHOR, teu Deus, te abençoará na terra à qual passas para possuí-la. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó. Deuteronômio 30:15-20. 

Que o meu e o seu testemunho sejam um testemunho de gratidão: Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Romanos 8:32. 

É em nome de Cristo Jesus que assim peço e oro! 

Amém! 

- Advertisement -

Últimas Notícias

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo Pardal, criado para receber denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe...
- Advertisement -

Coronavírus: Boletim diário de Rondônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao coronavírus (Covid-19) no Estado. Nesta terça-feira...

Câmara aprova PL sobre mudanças no código de trânsito brasileiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei 3.267/2020, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A...

Semtran informa sobre mudanças nos trechos da avenida Campo Sales em RO

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informou nesta terça-feira (22) comunicando que a avenida Campos Sales, no trecho...

Related news

TSE atualiza aplicativo Pardal, que recebe denúncias sobre eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo Pardal, criado para receber denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais. O aplicativo existe...

Coronavírus: Boletim diário de Rondônia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados referentes ao coronavírus (Covid-19) no Estado. Nesta terça-feira...

Câmara aprova PL sobre mudanças no código de trânsito brasileiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei 3.267/2020, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. A...

Semtran informa sobre mudanças nos trechos da avenida Campo Sales em RO

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informou nesta terça-feira (22) comunicando que a avenida Campos Sales, no trecho...
- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Open chat
Precisa de Ajuda ?
Podemos ajudar?
%d blogueiros gostam disto: