Ji-Paraná recebe investimento em novas pastagens, para alavancar o setor produtivo

O café e o cacau clonal está entre as atividades imediatas que devem ser mais incentivadas na região.

0
32

O fortalecimento do setor produtivo com o melhoramento de pastagens, reforço da lavoura cafeeira clonal e implantação da cultura do cacau clonal está entre as principais ações do Governo de Rondônia para a região de Ji-Paraná. O modelo a ser aplicado, por meio do escritório regional local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), é uma iniciativa que já está em execução na região.

Para garantir uma pecuária mais robusta, por exemplo, o capim-açu é uma das alternativas que está sendo trabalhada no campo experimental do Centro de Treinamento da Emater (Centrer). O alimento bovino proporciona maior rentabilidade ao produtor rural e é capaz de ser armazenado por período mais longo sem perder a qualidade nutricional.

O melhoramento da qualidade da pastagem assegura animais mais saudáveis e produtivos na região, que é conhecida como a maior produtora de leite e está entre as maiores do Estado quando se trata de cria, recria e engorda bovina.

Aos produtores de café das cidades da região, a Emater-RO local vai reforçar o plantio de espécie clonal, assim como vai facilitar e motivar a implantação de lavouras de cacau clonal.

Estas iniciativas da Emater-RO serão os primeiros atos do novo gerente regional do órgão em Ji-Paraná, o técnico em gestão João Vilmar Rabel, mais conhecido como Polaco. Ele tem a missão de gerenciar 19 escritórios instalados em 12 cidades e sete distritos da região.

“Nosso objetivo é promover a melhor entrega dos serviços ofertados pelo Governo de Rondônia alavancando o setor produtivo da região, conforme os programas disponibilizados pelo governo estadual”, explicou Polaco, servidor efetivo da Emater há 27 anos, seis deles no comando do Centrer. O antecessor de Polaco na regional da Emater em Ji-Paraná, Antônio de Assis Furtado, segue como extensionista na unidade local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui