O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (05), em transmissão pelas redes sociais, que vai mergulhar no próximo ano no Congresso para aprovar uma proposta que estabeleça o voto impresso para as eleições 2022.
Segundo Bolsonaro, há uma proposta de emenda constitucional, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que poderia ser aproveitada para o retorno do voto impresso. “É a maneira que você tem de auditar, contar os votos de verdade aqui”, disse ele, ao reforçar que vai avaliar o que ocorre em outros países.
O presidente tem sido crítico ao voto em urna eletrônica, que é usada no Brasil desde eleições municipais de 1996. Em março, ele disse que em breve apresentaria evidências de que teria vencido as eleições de 2018 já no primeiro turno se não tivesse ocorrido algum tipo de fraude.