Novembro Azul: Agevisa promove live sobre câncer de próstata

A primeira live acontece nesta sexta-feira (13).

0
39

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), realiza neste mês de novembro uma série de transmissões ao vivo (lives), na página da instituição abordando temas voltados à saúde do homem, em alusão à campanha de conscientização “Novembro Azul”. A primeira live vai acontecer nesta sexta-feira (13) às 11h, apresentando o tema “Síndrome de Pré-Disposição ao Câncer de Próstata”.

Essa é a primeira vez que a Agevisa aposta em levar a informação sobre câncer de próstata através das redes sociais, de forma online, por meio de lives respeitando o protocolo de segurança contra o coronavírus.

“A coordenação resolveu trabalhar especificamente por conta do “Novembro Azul” uma série de lives relacionadas ao câncer de próstata. No total, serão três, com temas relativos ao assunto”, explica a coordenadora Estadual de Câncer da Agevisa, Rose Brito.

Nesta primeira edição, a temática será voltada para a Síndrome de Pré-Disposição ao Câncer de Próstata, além da divulgação ao vivo do levantamento de dados da coordenação da Agevisa de Rondônia sobre o número de casos da doença no Estado.

A live também contará com a presença do especialista na área de genética, Joshua Werner Bicalho, geneticista no Hospital de Amor Amazônia.

“Quando a gente pensa em câncer, existe uma porcentagem dos cânceres de próstata que são relacionados a síndromes genéticas de pré-disposição ao câncer, cerca de 5% a 10% desses tumores de próstata podem ser uma delas. Então vamos falar um pouco sobre quando a gente tem que pensar que o câncer de próstata é uma síndrome genética, e não um câncer esporádico”, afirma o especialista.

Além disso a coordenadora Estadual de Câncer da Agevisa ressalta a importância dos homens demostrarem a preocupação com a saúde. “O mais importante é lembrar que estamos no novembro azul, a gente tem que estimular o público masculino a se cuidar e obter medidas de prevenções”, orienta Rose Brito.

Ao final da live, os especialistas responderão às dúvidas dos internautas, pertinentes ao assunto.“Então a importância dessa live é que, se a pessoa se identificar, se perceber, é mais um motivo para se ter cuidado de procurar uma ajuda, um médico para fazer seus respectivos exames”, ressalta Rose Brito, enfatizando, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilita atendimentos gratuitos.

“Se o paciente se identificar, ele vai procurar o posto de saúde, para fazer os exames de praxe, e quando estiver de frente para o médico, é importante que ele diga que está suspeitando, que assistiu a live e que acredita que se encaixa, então o próprio médico pode encaminhá-lo para o geneticista”, disse a coordenadora.

Além da live que será realizada nesta sexta-feira (13), outras duas transmissões ao vivo no mês de novembro já têm data marcada para voltar a falar do assunto com temas específicos:

Dia 18 de novembro – Importância do exame para tratamento de câncer
Dia 25 de novembro – Câncer de próstata: medidas preventivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui