Com o intuito de garantir segurança na região o 9º Batalhão da Polícia Militar criou o patrulhamento comercial para reforçar policiamento ostensivo e preventivo para localidade. A alternativa do Batalhão veio devido à pandemia, onde anteriormente as equipes eram destinadas para o patrulhamento escolar na região sul da cidade.
Para facilitar a dinâmica do trabalho e criar um laço com a comunidade comercial a equipe policial criou um questionário para obter informações sobre as lojas existente na região. “O policial vai até a loja e realiza o cadastro para saber o nome da empresa, proprietário e gerente, e os números de telefone para contato. Depois realizamos o questionário para sabermos como está a segurança daquela empresa, se tem câmeras internas e externas, e se encontram em funcionamento, também perguntamos se aquela empresa tem alarme e se sofreu algum furto ou roubo. Entre outras perguntas pertinentes sobre o assunto”, esclarece o sargento Botelho.
De agosto a novembro, foram visitadas 700 lojas. O questionário auxilia no conhecimento do comerciante sobre o emprenho da Polícia Militar.
Depois de todas as informações adquiridas e tabuladas, os policiais perguntam se o proprietário ou gerente tem interesse de entrar em um grupo de aplicativo para trocar informações entre os comerciantes e a Patrulha Comercial. “Caso algum proprietário veja algum indivíduo com atitude suspeita ele entra em contato pelo aplicativo e vamos até o local.
Atualmente são duas patrulhas que intercalam os dias da semana de segunda a sábado das 11h às 19h, para garantir aos portovelhenses seguranças durante as compras.
O 9° Batalhão Silvério Alves Feitosa, fica localizado na rua Algodoeiro, 5440, no bairro Cohab e tem dois anos de criação. Antes, o Batalhão ficava na sede da Unidade Integrada de Segurança Publica (Unisp), localizada na rua Três e Meio, bairro Floresta, nas proximidade da BR-364, sentido Cuiabá, na ponta dos bairros da zona Sul. E com a sua ativação no novo endereço a comunidade teve um ganho por facilitar o acesso e o deslocamento das viaturas que transitam em maior número na região, conforme explica o subcomandante do 9º Batalhão, capitão Teixeira.
Os moradores da região sul podem buscar atendimento de ocorrência no Batalhão, que antes poderia ser feito no posto da praça do bairro Cohab.