Ford anuncia que vai encerrar operações no Brasil

Produção cessará imediatamente nas fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Atuação em Horizonte (CE) segue até o 4º trimestre

0
25

A montadora norte-americana Ford anunciou nesta segunda-feira de ontem (11), que vai fechar suas três fábricas no Brasil neste ano e assumir encargos de cerca de R$ 22,55 bilhões (US$ 4,1 bilhões), já que a pandemia de covid-19 ampliou o nível de ociosidade de sua capacidade de produção.

A produção cessará imediatamente nas fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), com a produção de algumas peças ainda sendo mantida por alguns meses para sustentar os estoques para vendas de reposição. A planta da Troller em Horizonte (CE), continuará operando até o quarto trimestre.

A decisão faz parte do plano de reestruturação da montadora na América do Sul, que prevê a produção de SUVs, picapes e veículos elétricos fabricados na Argentina e no Uruguai. “A Ford mantém operações completas de suporte ao cliente com vendas, serviços, peças de reposição e suporte de garantia no Brasil”, afirma a montadora.

A empresa destaca ainda que vai manter o centro de desenvolvimento de produtos na Bahia, o campo de provas em Tatuí (SP) e uma sede regional na capital paulista. “Com mais de um século de atuação na América do Sul e no Brasil, sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”, afirma o presidente e CEO da Ford, Jim Farley.

“Estamos mudando para um modelo de negócios enxuto e com poucos ativos, encerrando a produção no Brasil e disponibilizando aos clientes alguns dos melhores e mais empolgantes veículos de nosso portfólio. Também vamos acelerar o fornecimento de produtos de veículos conectados, elétricos e tecnologias autônomas para atender com eficiência a necessidade de carros mais limpos e seguros”, pontua Farley.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui