O Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), que fará a consolidação das doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 por municípios no Estado, foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) na terça-feira (19) e, entre as principais informações, apresenta campo específico para informar o grupo prioritário ao qual o vacinado pertence. O sistema será monitorado pela Coordenação Estadual de Imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).
Ivo Barbosa, coordenador estadual de Imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) informa que os gestores municipais, coordenadores de setores de imunização regionais, dentre outros profissionais de saúde vão participar de uma capacitação simultânea para compreenderem todos os detalhes sobre o funcionamento do sistema.
Atualmente as informações sobre os vacinados estão sendo preenchidas em formulários físicos (fichas) e posteriormente serão inseridas na plataforma. Nos primeiros dias após o início da vacinação contra a Covid-19, os dados estão sob controle dos municípios que já realizam a imunização.
A plataforma é integrada ao Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (CADSUS) e para ter ideia de seu funcionamento, quando é informado o CPF da pessoa que será imunizada, o sistema localiza os dados do vacinado.