28 C
Porto Velho
sábado, dezembro 14, 2019

DA NASCENTE À FOZ, NO PERCURSO DAS ÁGUAS-RÉGIAS

O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17.

Esse é o último convite que a Bíblia faz ao ser humano carente. É um apelo aos sedentos para saciar a sede espiritual. A raça adâmica, separada de Deus, vive em sequidão de significado. Somos uma espécie boquisseca, lambendo qualquer gotícula que nos dê algum sentido. A alma sôfrega apega-se a qualquer coisa que se proponha a mitigar sua sede, mas só a água da vida pode realmente dessedentá-la. Ó Deus, tu és meu Deus forte, eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, numa terra árida, exausta, sem água. Salmo 63:1.

Ninguém consegue o seu bem-estar permanente excluindo Deus da própria vida, pois o segredo da verdadeira felicidade vem definido pela dependência do Deus vivo e absoluto. A felicidade requer a plenitude de Deus como a causa de todo o deleite, uma vez que qualquer prazer fora da perfeição divina torna-se mera contingência das situações. Só o Deus vivo pode matar a sede da alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e me verei perante a face de Deus? Salmo 42:2.

Jesus Cristo, o Homem-Deus, este é o verdadeiro Deus e a vida eterna, e o único capaz de satisfazer a secura da alma de um modo pleno. A pessoa que se completa em Cristo não precisa de acessórios para promover o seu regozijo. O contentamento do cristão é o resultado da suficiência de Cristo, onde ninguém pode roubar a satisfação borbulhante de seu íntimo. Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. João 7:37b e 38.

Ele é a água viva que supre as carências íntimas do ser humano. Nada nesse mundo de pesados dissabores, pode substituí-lo na incumbência divina de preencher o vazio do coração. Ele não é apenas Grande. Ele é o único, dizia Carnegie Simpson, e ninguém consegue ser verdadeiramente íntegro fora dele. Cristo é a causa e a consequência de uma vida exultante de unidade, já que a sua vida cheia de importância transfere os valores eternos a todos que o recebem como seu Salvador e Senhor. Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8.

Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Aqui vemos a eternidade de Cristo expressa nos símbolos do abecedário, apontando claramente para a aurora e o ocaso da criação. Cristo é eterno, sendo o começo e o término de tudo. Billy Graham afirma que “qualquer filosofia que trate somente do aqui e agora não serve para o homem.”Sem a eternidade a existência humana se torna uma aberração, uma vez que a morte consegue sepultá-la. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 1 Coríntios 15:19.

Cristo era antes do princípio, como é agora, o mesmo, que há de vir. Ele entrou no túnel do tempo, mas não foi modelado pelo desgaste da idade. A sua eternidade ultrapassa as eras, e em qualquer época ele é sempre o mesmo. Cristo não envelhece nem se consome, por isso a sua obra salvadora naquele momento histórico, está sempre vigente e atualizada a cada dia, e é capaz de salvar totalmente todos aqueles que creem somente nele. Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre. Hebreus 13:8.

Pensar na eternidade de Cristo encarnado encanta todo aquele que tem certeza da obra de Deus pela graça, mas arrepia os cabelos daquele que estima a sua salvação por meio das obras de justiça que pratica. Como sustentava Thomas Watson, na realidade futura, “os ímpios têm um verme que não morre e os piedosos, uma coroa que não se corrompe”, por isso, é conveniente olhar só para Jesus, que tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Hebreus 5:9.

Só um Deus eterno pode realizar uma salvação eterna. Cristo satisfaz em sua eternidade todos os requisitos da salvação do pecador do começo ao fim. Antes da criação do mundo já o vemos como o primonato da criação. Ele é a causa do universo, sendo o Primogênito de toda a criação. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra… Colossenses 1:15-16a.

O Criador do universo, o Primogênito da criação entrou nesse mundo finito e poluído pelo pecado, para assumir a pecaminosidade do ser humano, e, assim, poder libertar da escravatura do pecado, todos os eleitos de Deus, que creem na suficiência da graça. Cristo Jesus é a razão entre o Deus justo e o homem pecador, por isso precisava morrer a morte do pecador, a fim de salvá-lo do seu pecado. Não temas; eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno. Apocalipse l:17b-18.

Cristo é o Alfa e o Ômega na criação. Ele é a origem e a extinção de tudo o que se encontra contaminado no universo. Mas na redenção ele é o Primeiro e o Último. Ele é o Cordeiro imolado desde a fundação do mundo e é também o último Adão, que foi sacrificado no Calvário. Nenhuma providência para a expiação foi promulgada antes dele e nenhuma consequência da condenação ficou pendente depois de sua obra na cruz. Tudo o que diz respeito à nossa salvação eterna foi garantido perfeitamente na suficiência de Cristo. Pois, Cristo é tudo e em todos. Colossenses 3:10b.

O Unigênito de Deus, o Primogênito da criação, torna-se membro da raça caída, através de sua encarnação como o Primogênito na família de José e Maria. Nessa condição humana ele assume os pecados da humanidade na cruz como o último Adão, sendo depois ressuscitado da sepultura como o segundo homem, ou o Primogênito dentre os mortos. Ele é o cabeça do corpo da igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.Colossenses 1:18.

O Primogênito da criação se faz participante da raça adâmica como o Primogênito de uma família humana, e ao ser picado pelo vírus da morte, ele transpôs os limites da morte, sendo feito o Primogênito da ressurreição, e, restabelecido na condição de homem, foi feito o Primogênito entre muitos irmãos condizentes com a sua imagem. Portanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.

Na cruz, Cristo Jesus nos atraiu a ele, fazendo-nos participantes de sua morte, quando se reduziu ao último Adão, aos olhos de Deus. A natureza dos filhos de Adão foi incluída em Cristo crucificado, a fim de ser crucificado com ele o velho homem, tornando aqueles que creem nesse sacrifício como integrantes da mesma sentença. A nova criatura em Cristo é um milagre da graça compartilhado na morte e ressurreição do próprio Cristo. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6:5.

Cristo é a totalidade divina para a restauração dessa coisa nenhuma da espécie humana. Ele é o Alfa e o Ômega da criação, logo tudo o que o homem é, como resultado de sua constituição original, provém da ação de Cristo. Ele é o Primeiro e o Último da redenção, por conseguinte, tudo o que os salvos manifestam, em seu estilo de vida, é determinado pela redenção em Cristo. Por outro lado, tudo o que os santos de Deus fazem na proclamação do evangelho, é o efeito da operação de Cristo como o Princípio e o Fim de toda a mensagem. Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6.

Cristo já realizou tudo que deveria ser feito em favor da salvação do pecador. Não há mais coisa alguma a ser alcançada. Ele é a fonte eterna da salvação e o curso permanente da santificação. Ele é a nascente da água viva e o leito estável das águas abundantes até à sua foz, na glorificação celestial. Cristo é a origem da vida plena e a plenitude da vida santa, e a todos os sedentos ele dá graciosamente de suas copiosas e puríssimas correntes de água. Jesus Cristo é o Princípio e o Fim de toda a pregação, pois nele reside a integralidade de Deus para a mais profunda deficiência humana. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Apocalipse 22:13.

No evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, O vemos como Alfa e Ômega da criação divina, realizando uma obra vasta e completa; como o Primeiro e o Último na redenção do pecador, executando uma salvação perfeita e acabada, sem carecer qualquer retoque; e como o Princípio e o Fim na proclamação da mensagem cristã, definindo o conteúdo total de toda a pregação da graça eficiente de Deus, e suprindo os meios para o aprazimento de todos os que têm sede. Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas… Os aflitos e necessitados buscam águas… Porque derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca. Isaías 55:1, 41:17, 44:3.

Cristo é a fonte das águas, a origem da Criação: Alfa e Ômega. Cristo é a completa Redenção: Primeiro e Último. Cristo é o conteúdo total da Proclamação: Princípio e Fim. Donald MacLeod afirmou: “Jesus Cristo não pode ser entendido adequadamente em termos de qualquer categoria aplicável ao homem… Ele é por si mesmo uma categoria.” Por isso: Àquele que está sentado no trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 5:13b.

Mais Notícias aqui

‘Piscinões’ são colocados em aeroporto para abastecer Hércules usados no combate de queimadas em RO

Duas piscinas foram montadas dentro do aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho para abastecer os dois Hércules C-130 que são usados...

TRF4 confirma que Odebrecht não pode ter contas bloqueadas

A Terceira Turma do Tribunal Regional Federal (TRF4) da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, confirmou, por unanimidade, que a Odebrecht...

Morre a madrinha do Samba Beth Carvalho aos 72 Anos

A cantora e compositora Beth Carvalho morreu, aos 72 anos, no final da tarde de hoje (30), no Hospital Pró-Cardíaco, em...

Últimas

Dia Mundial do Café homenageia bebida mais popular para o brasileiro

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo. Na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho...

Grupo armado invade chácara, faz família refém por 9h e rouba avião particular em Vilhena, RO

Avião particular foi levado pelos assaltantes no roubo. — Foto: Arquivo pessoal Por nove...

Corinthians tropeça em casa na semifinal da Sul-Americana

Mesmo jogando em casa, o Corinthians foi derrotado nesta quarta (18) por 2 a 0 pelo Independiente del Valle, do Equador,...
%d blogueiros gostam disto: