Órgãos de controle ambiental discutem ações no combate às queimadas em Rondônia

A reunião foi organizada pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental de Jirau (Cooprojirau).

0
1

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), sob a direção da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceeam), se reuniu na última terça-feira (22), em Nova Mutum, com representantes da Associação do Observatório Ambiental de Jirau, e demais órgãos ligados nas atividades de prevenção e combate às queimadas como: a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para alinhamento das atividades contra as queimadas no Estado. A reunião foi organizada pela Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental de Jirau (Cooprojirau).

A coordenadora de Educação Ambiental (Ceam), Maricélia Cantanhêde, salientou que os trabalhos desenvolvidos pela Ceam são guiados pelo Plano de Prevenção e Combate às Queimadas, elaborado em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Defesa Civil, Centro Nacional de prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Maricélia explicou que a coordenadoria trabalha com esse plano dividido em duas etapas: fase 1- sensibilização e fase 2-fiscalização. “Na primeira são trabalhadas as ações que conscientize a população, como pit stops, blitzes educativas, lives temáticas, entre outras atividades. Na segunda fase serão realizadas ações de fiscalização preventiva de combate às queimadas e incêndios, com o objetivo de reduzir o número de queimadas no período de estiagem”.

Foram abordadas ainda, alternativas de união entre os órgãos, afim de que as atividades de educação ambiental atendam todo o território rondoniense, fazendo com que o objetivo do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas seja alcançado com êxito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui