28 C
Porto Velho
domingo, dezembro 8, 2019

O PAI NOSSO. O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Quando ouço: o pão nosso de cada dia nos dá hoje, eu sinto duas coisas. Como eu sou uma pessoa que tem fome, logo me vejo saciado, mas, ao mesmo tempo, me vejo em grande perigo de me acomodar. Saber que serei satisfeito todo dia é algo maravilhoso. Mas, há outra questão que fica por conta da indolência. Se estou satisfeito, posso me relaxar.

Por um lado, relaxar é bom. Não tenho preocupação. Por outro, posso ficar um tanto obeso e isto é um problema sério. Se não me exercito, torno-me sem capacidade para andar. A fé cristã é uma peregrinação rumo à nova Jerusalém, que requer perseverança. Mas gordo e com os músculos flácidos, as minhas caminhadas serão curtas e lentas.

Esta é a primeira impressão que sinto quando leio esta oração. Porém, Jesus não está se referindo aqui ao pão da padaria. O pão nosso me parece que é o próprio Jesus. Ele havia dito que nenhum filho de Aba se preocupasse com comida e bebida e os comparou com pássaros que não semeiam, não ceifam e nem ajuntam em celeiros e o Pai os alimenta.

Ele disse que o Seu povo comeu o maná no deserto diariamente e teve fome, mas o verdadeiro pão seria dado por Seu Pai, como novo cardápio e ninguém mais teria fome. Ele falava desta refeição como sendo a Sua própria carne e sangue. De vegano a carnívoros, foi Sua proposta aos discípulos. Tratava-se de algo fora do comum. O novo menu tem como chefe o Cordeiro crucificado, que, ao mesmo tempo, é o prato do dia.

O maná vinha do céu todos os dias. Só aos sábado é que não tinha. Jesus veio uma única vez para ser o único alimento de todos os dias, na vida dos filhos de Deus. Ele é o banquete que satisfaz para sempre os filhos do Alto, embora sua assimilação seja diária.

Jesus é a encarnação da misericórdia, e esta, se renova a cada manhã. Ainda que comer Este pão seja uma única refeição, alimentar-se dEle, é um quebra jejum diário. Não se trata de pão dormido, seco ou mofado, mas novo e fresquinho. O pão de ontem nunca deve ser consumido pelo crente, pois em Jesus a novidade é cotidiana.

O adversário tentou Jesus no deserto para transformar pedras em pães, mas Ele o demoliu com esta receita culinária: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Mateus 4:4. Ele não disse: a palavra que saiu… mas a palavra que está saindo e esta Palavra é o próprio Verbo que se fez carne. Cristo é o nosso pão diário.

A Palavra de Deus deve ser assimilada, dia a dia, em sua atualidade. Assim como eu sinto fome diária do pão de trigo, tenho fome do amor de Deus diariamente. Pai, dá-nos hoje mais de Cristo. Por isso oro: o Pão nosso de cada dia nos dá hoje. Não posso viver sem o suprimento da suficiência de Cristo neste dia. Satisfaz-me dEle, ó Pai!

Mendigos, as flores são lindas; o céu estrelado é maravilhoso, porém, as almas famintas preferem o Pão diariamente. Sacia-nos de Cristo, hoje.

Do velho mendigo, GP.

Mais Notícias aqui

Governo intensifica campanha de esclarecimento sobre Previdência

O governo federal vai intensificar a campanha de esclarecimento da população sobre a reforma da Previdência. O porta-voz da Presidência da...

Receita abre hoje consulta a lote da malha fina do IR

A Receita Federal abre hoje (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física de maio. Ao todo, serão...

Bolsonaro defende mineração e agropecuária em terras indígenas

O presidente Jair Bolsonaro defendeu hoje (17), em uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, a possibilidade de comunidades...

Últimas

Inflação do aluguel é de 6,39% em 12 meses

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) aumentou 0,40% este mês, contra 0,80% em junho. O índice, medido pela Fundação...

Polícia apreende menor suspeito de ajudar a planejar massacre a escola em Suzano

Policiais civis apreenderam, na manhã desta terça-feira (19), o adolescente suspeito de ajudar a planejar o massacre que terminou com dez mortos...

Encceja Exterior: prazo de inscrição termina nesta sexta-feira

As inscrições para pessoas residentes no exterior, interessadas em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos...
%d blogueiros gostam disto: