Pneumonia é vilã do bem-estar dos bovinos nos períodos de baixa temperatura

Date:

Manter abrigos secos e ter manejo adequado são essenciais para reduzir casos de pneumonia

Com a chegada do inverno, a pneumonia se torna uma das principais ameaças à saúde dos bovinos. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 20% dos bovinos no Brasil podem ser afetados por doenças respiratórias durante os meses mais frios do ano, resultando em perdas econômicas para os pecuaristas”, informa o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

“A pneumonia em bovinos é causada pela combinação de fatores, incluindo baixa temperatura, umidade e manejo inadequado, mudanças de ambiente, introdução de novos animais no rebanho, além da presença constante de poeira. A exposição a estes fatores afeta o sistema imunológico dos animais, os tornando mais vulneráveis a infecções respiratórias”, explica Vechiato.

O diagnóstico rápido é fundamental para acelerar o tratamento da pneumonia. Os sinais clínicos mais comuns incluem tosse, perda de peso, secreção nasal, febre e dificuldade respiratória. O especialista da Pearson destaca que “a identificação dos sintomas e o início imediato do tratamento contribuem para a redução das taxas de mortalidade. O tratamento envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, prescritos por um médico-veterinário após a avaliação do status sanitário da propriedade.

Uma solução eficaz para o tratamento de doenças respiratórias em bovinos é Tilofor 20%, da Pearson Saúde Animal. Tilofor é um antibiótico macrolídeo, que impede a síntese proteica das células bacterianas, oferecendo ação eficaz contra agentes gram-positivos e gram-negativos. Com rápida absorção e distribuição nos tecidos, o medicamento oferece resposta rápida, reduzindo os impactos da pneumonia e outras infecções respiratórias no rebanho, contribuindo para o bom desempenho produtivo dos animais.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, que pertencente ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.

da Assessoria

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Homem é baleado após furtar viatura da PRF em Ji-Paraná

Um homem foi baleado na cabeça após uma perseguição...

Grave acidente envolvendo motociclista e uma caçamba deixa homem com fratura exposta

Motociclista fica ferido em acidente com caçamba em Porto...

Criança é vítima de bala perdida na zona norte de Porto Velho

Criança é vítima de bala perdida no bairro Nacional,...

Rio Madeira segue com nível baixo e Marinha proíbe navegação noturna de comboios

O rio Madeira segue com redução de nível. A...