Justiça do Trabalho de Portas Abertas: VT de Guajará-Mirim recebe estudantes da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar

Date:

Magistrada e servidores(as) apresentam a história e a rotina da Justiça do Trabalho para jovens estudantes

Estudantes da Escola Estadual Tiradentes da Polícia Militar – CTPM X tiveram a oportunidade de conhecer a rotina da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim/RO em duas visitas educativas como parte do projeto “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”. A primeira visita ocorreu dia 21/6, com 21 estudantes do 1º ano do Ensino Médio, acompanhados pela orientadora Rosa Eurídice Vieira Juarez e pelo monitor 2º sargento PM Leogilson Barbosa Lucas. Já a segunda visita, realizada no dia 28/64, contou com a presença de 19 alunos(as) do 2º ano do Ensino Médio, também acompanhados pela mesma equipe.

Durante ambas as visitas, as turmas foram recepcionadas de forma telepresencial via aplicativo Zoom pela juíza do Trabalho, Andreza Soares Pinto, e pelos servidores Leandro Gude da Cunha, Antônio Carlos Borges Júnior e Henrique Soares Valente Neto. Presencialmente, os(as) estudantes foram acolhidos(as) pelo diretor de secretaria Leandro Santana e pelos(as) servidores(as) Ebenézer Donadon Gardini e Janaína das Dores Elias Menacho.

O diretor de secretaria apresentou a história da Vara do Trabalho de Guajará-Mirim, inaugurada em 30 de janeiro de 1988. Ele destacou que a jurisdição da VT abrange os municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Distrito de Nova Dimensão e Distrito de Vista Alegre do Abunã. Também mencionou os(as) juízes(ízas) do Trabalho que atuaram na unidade, o atual quadro de pessoal, composto por quatro servidores(as) e um oficial de Justiça Avaliador Federal, e destacou que o ingresso na Justiça do Trabalho se dá por meio de concurso público.

A juíza do Trabalho Andreza Soares Pinto falou sobre a instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e seus 24 regionais, explicando que o TRT-14 abrange os estados de Rondônia e Acre. Ela abordou os tipos de processos (eletrônicos e físicos) e as mudanças na atuação judicial após a pandemia, incluindo o uso de ferramentas eletrônicas para audiências telepresenciais, trabalho remoto e teletrabalho.

Também foram apresentados vídeos institucionais, proporcionando uma visão mais ampla do funcionamento da Justiça do Trabalho. Ao final das visitas, a orientadora Rosa Eurídice Vieira Juarez e o monitor Leogilson Barbosa Lucas agradeceram a receptividade, enfatizando a importância dos(as) estudantes conhecerem diferentes profissões para auxiliar na escolha de suas futuras carreiras.

Essa iniciativa faz parte dos programas sociais promovidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), visando aproximar a Justiça do Trabalho da comunidade e contribuir para a formação profissional dos jovens.

Secom/TRT-14 (Ana Lages, com informações da VT de Guajará-Mirim/RO)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Colisão fatal tira a vida de uma jovem na BR-421  

Um trágico acidente ocorreu na BR-421, km 54, em...

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita...

Márcio Coimbra Filho visita redação do jornal Correio de Notícia em Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira, 24, a redação do jornal...