Ação de Lula na Amazônia terá forte impacto sobre a agricultura, alerta senador

Date:

A crítica do senador Plínio Valério à criação de uma reserva ambiental para proteger o sauim-de-coleira na Amazônia assinada por Lula.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou a criação de uma reserva ambiental destinada à preservação do sauim-de-coleira, um dos 25 primatas mundialmente ameaçados de extinção, que só existe na Amazônia. O decreto da nova reserva foi assinado pelo petista Lula, em junho deste ano.

A área está localizada no município de Itacoatiara, próximo a Manaus. Segundo o senador, é equivalente a 15 mil campos de futebol. Ele disse que a região já mantém 97% de florestas preservadas. Plínio questionou as políticas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e criticou a atuação das ONGs na região. Para o senador, a criação de mais uma reserva é uma “estratégia para projetar uma imagem positiva do Brasil junto à comunidade ambientalista internacional”.

sauim-de-coleira
sauim-de-coleira

“Será que todos os habitantes — humanos, é claro — que vivem nesses 15 mil campos de futebol, equivalentes a 15,3 mil hectares, foram consultados sobre a generosa concessão ao sauim-de-coleira? Houve realmente todo o protocolo, aconteceu a unanimidade que estão querendo em Autazes? Claro que não! Será que essa atitude do governo gederal não tem mais foco na imagem internacional do que verdadeiramente no sauim-de-coleira?”, continuou o senador.

O senador alegou que “defende a preservação da fauna e da flora”, mas não concorda em “dar prioridade aos direitos dos primatas em detrimento dos direitos dos moradores da região”. Ele enfatizou que a medida terá um forte impacto sobre a agricultura local, já que os moradores terão de adaptar suas práticas às novas exigências ambientais.

“Vai acontecer o que aconteceu na Reserva Chico Mendes, em Xapuri, no Acre. Feita a reserva, os extrativistas e os moradores não gozarão de mais nenhum direito, não vão poder plantar, não vão poder colher, não vão poder criar; é isso que vai acontecer”, disse.

Fonte: JCO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Técnicos avaliam que rio Madeira chegará a 2,28 metros até o final do mês

Com a seca do rio Madeira, causada pela ausência...

Sine Municipal anuncia 56 novos postos de trabalho disponíveis em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria...

Denúncia grave aponta fraude na Secom de Lula

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) manifestou preocupação com...

Senador alerta para PEC que abre brecha para ministros do STF estenderem seus mandatos

O senador Eduardo Girão se manifestou contra a Proposta de...