Por causa da forte estiagem e da seca do rio Madeira, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, toma medidas emergenciais para garantir abastecimento de água e minimizar impactos da seca do rio Madeira.
A estiagem tem causado uma série de impactos negativos, incluindo dificuldades no abastecimento de água, problemas na navegação fluvial e prejuízos para a agricultura e pecuária na região.
Na justificativa, o chefe do Executivo municipal fala do “cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de impacto potencial aos usos múltiplos, notadamente àqueles dependentes de seus níveis, como navegação e acesso à água, alimentos e medicamentos nas regiões do alto, médio e baixo Madeira”.
No mesmo decreto, o prefeito delegou mobilização intensiva à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pediu a colaboração de outras secretarias na execução de atividades e ações de socorro. A capital de Rondônia teve volume de chuvas inferior à média em 2023, e as previsões preveem um cenário alarmante para os próximos meses.
As autoridades locais estão tomando medidas para mitigar os efeitos da seca. No Estado, o cenário não é diferente, o governador Marcos Rocha já havia decretado emergência em razão da estiagem severa.
Redação/CN com rondoniagora