Prefeito de Porto Velho decreta situação de emergência por causa da forte estiagem e seca do rio Madeira

Date:

Por causa da forte estiagem e da seca do rio Madeira, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, toma medidas emergenciais para garantir abastecimento de água e minimizar impactos da seca do rio Madeira.

A estiagem tem causado uma série de impactos negativos, incluindo dificuldades no abastecimento de água, problemas na navegação fluvial e prejuízos para a agricultura e pecuária na região.

Na justificativa, o chefe do Executivo municipal fala do “cenário de extrema seca vivenciado e da iminente possibilidade de desastre decorrente da incidência de impacto potencial aos usos múltiplos, notadamente àqueles dependentes de seus níveis, como navegação e acesso à água, alimentos e medicamentos nas regiões do alto, médio e baixo Madeira”.

No mesmo decreto, o prefeito delegou mobilização intensiva à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e pediu a colaboração de outras secretarias na execução de atividades e ações de socorro. A capital de Rondônia teve volume de chuvas inferior à média em 2023, e as previsões preveem um cenário alarmante para os próximos meses.

As autoridades locais estão tomando medidas para mitigar os efeitos da seca. No Estado, o cenário não é diferente, o governador Marcos Rocha já havia decretado emergência em razão da estiagem severa. 

Redação/CN com rondoniagora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Avião cai após decolagem, explode e mata 18 (veja o vídeo)

Um avião caiu e pegou fogo, logo após decolar...

Estiagem leva o Acre a decretar emergência ambiental

O Rio Acre atingiu nesta quarta-feira (24) a cota...

Deputada Federal Silvia Cristina visita cidades do interior de Rondônia

A deputada iniciou uma série de visitas ao interior...