Frio intenso atinge o Sul e mínima atinge quase -10°C

Date:

Um frio extremo, raro na história recente, foi registrado no Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira, marcando o auge desta onda de frio. Houve mínimas negativas generalizadas, com valores excepcionalmente baixos.

O frio intenso se concentrou nessas áreas devido ao tempo aberto, à atmosfera seca e ao vento calmo, o que favoreceu o resfriamento. Enquanto isso, na metade norte do estado, a nebulosidade abundante impediu uma queda maior de temperatura.

As temperaturas extremamente baixas foram causadas por uma massa de ar muito frio entre o Centro da Argentina, o Uruguai e o Sul do Rio Grande do Sul, que também gerou frio incomum nos países vizinhos.

Na segunda-feira, uma sondagem meteorológica no Aeroparque de Buenos Aires indicou uma temperatura de -8,1ºC a 1500 metros de altitude (850 hPa) às 9h da manhã, enquanto a mínima em superfície foi de 1ºC.

O valor da temperatura em 850 hPa, uma medida de quão fria é uma massa de ar, era excepcionalmente baixo, comum na Terra do Fogo e raramente na capital argentina. Apenas as mais poderosas massas de ar frio atingem esses valores no Centro argentino.

Com o ar extremamente frio e um centro de alta pressão de 1030 hPa no Sudoeste do Uruguai, a temperatura despencou a níveis atipicamente baixos no Rio Grande do Sul no início desta terça.

A menor temperatura foi registrada em uma estação meteorológica em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, com impressionantes -9,1ºC às 6h50 da manhã.

A sequência de mínimas extremas em Pinheiro Machado durante esta intensa onda de frio é notável: -5,2ºC em 29/6; -7,1ºC em 30/6; -6,2ºC em 1/7; -5,3ºC em 2/7; -0,3ºC em 3/7; 6,9ºC em 4/7; -5,6ºC em 5/7; -7,3ºC em 6/7; -3,8ºC em 7/7; -7,0ºC em 8/7; e -9,1ºC em 9/7.

As mínimas de hoje no RS

Veja as temperaturas mínimas observadas nesta terça no Rio Grande do Sul em estações meteorológicas:

– Pinheiro Machado: -9,1°C

– Bagé: -6,0°C

– Pedras Altas: -5,5°C

– Santana do Livramento: -5,0°C

– Dom Pedrito: -4,2°C

– Quaraí: -4,0°C

– Caçapava do Sul: -3,9°C

– Uruguaiana: -3,9°C

– Herval: -3,0°C

– Alegrete: -2,2°C

– Santa Maria: -2,2°C

– São Gabriel: -2,1°C

– Rosário do Sul: -1,7°C

– São Francisco de Assis: -1,7°C

– Nova Palma: -1,4°C

– Santiago: -1,4°C

– Tupanciretã: -1,3°C

– Canguçu: -1,1°C

– Lavras do Sul: -1,1°C

– Pelotas: -1,1°C

– São Martinho da Serra: -1,1°C

– Silveira Martins: -1,1°C

– São Vicente do Sul: -0,9°C

– Vila Nova do Sul: -0,7°C

– Cacequi: -0,6°C

– Itaqui: -0,6°C

– Júlio de Castilhos: -0,6°C

Em Porto Alegre, a temperatura mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 6,5ºC. Embora não muito baixa, é notável porque a capital esteve com céu nublado durante toda a noite, e raramente a temperatura chega a 6ºC com céu encoberto.

O frio nos próximos dias

O frio continua intenso no Rio Grande do Sul, mas a quarta-feira não deve repetir as temperaturas extremas de hoje. O Oeste, Centro e Sul do estado devem registrar as menores mínimas novamente.

Com uma baixa pressão trazendo aumento de nuvens e chuva, além de uma atmosfera menos resfriada, a previsão é de mínimas mais altas, mas ainda gélidas.

No Oeste gaúcho, podem ocorrer mínimas entre -1ºC e -3ºC na madrugada e manhã de quarta-feira. Porto Alegre, com chuva, deve ter uma madrugada fria e úmida com 8ºC a 10ºC.

Na segunda metade da semana, o frio não dará trégua. Haverá chuva no Nordeste do estado, entre a Serra, Grande Porto Alegre, vales e Litoral Norte. As menores mínimas continuarão no Oeste e Sul.

Na sexta e sábado, um reforço de ar polar, menos intenso que previsto, intensificará o frio, especialmente no Oeste e Sul do estado. As madrugadas, principalmente a de sexta, terão temperaturas muito baixas, possivelmente chegando a -5ºC ou menos na Serra do Sudeste.

Fonte: JCO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Deputada Federal Silvia Cristina visita cidades do interior de Rondônia

A deputada iniciou uma série de visitas ao interior...

Colisão fatal tira a vida de uma jovem na BR-421  

Um trágico acidente ocorreu na BR-421, km 54, em...

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita...