Operação Tabellarius da Polícia Federal mira grilagem de terras no sul do Amazonas

Date:

A Polícia Federal intensificou suas operações no sul do Amazonas para combater a grilagem de terras, uma atividade ilegal que envolve a falsificação de documentos para tomar posse de terras públicas ou privadas na região.

A Operação deflagrou nesta terça-feira (16), visa reprimir a grilagem de terras na região sul do Amazonas. A investigação é um desdobramento da Operação Brazilian Cricket, deflagrada em junho deste ano, que teve como objetivo desarticular organização criminosa formada por empresários, servidores do INCRA e outros operadores responsáveis por fraudes em cartórios e em sistemas informatizados da União, além de estelionato e lavagem de dinheiro.

A grilagem de terras no Amazonas não só prejudica a preservação da floresta amazônica, como também afeta negativamente os direitos das populações indígenas e ribeirinhas. Além da exploração ilegal de terras, leva ao desmatamento, à perda de biodiversidade e à degradação dos recursos naturais. Além disso, promove conflitos fundiários e violência na região.

Os elementos colhidos na referida operação apontaram para a existência de matrículas possivelmente fraudulentas, registradas no cartório de Pauini/AM, utilizadas por grileiros na região. Um mandado, expedido pela 7ª Vara Federal do Amazonas, foi cumprido na cidade.

O material apreendido na diligência será submetido à análise pela equipe de investigação e a perícia criminal, podendo surgir novos fatos e pessoas investigadas.

Redação/CN com informações da PF

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Mega da Virada: oito apostas dividem prêmio de R$ 635,4 milhões, o maior da história

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 17 - 19...

Sai o resultado da nova tomografia de Lula

Lula fez uma tomografia de controle no Hospital Sírio-Libanês...

A encruzilhada em que se meteu o ministro Flávio Dino

Por enquanto, o ministro Flávio Dino tem atuado no...

Talismã 21 cancela réveillon após mortes de trabalhadores

A direção da casa de shows Talismã 21, que...