Home RONDÔNIA Hoje Celebramos o Dia da Paz e da Conciliação em Rondônia

Hoje Celebramos o Dia da Paz e da Conciliação em Rondônia

0
Mestre Gabriel (braços abertos), entre seus discípulos, na casa de um discípulo, Antonio Domingo Ramos. Foto: Mestre Cícero (Cícero Alexandre Lopes).

Em 16 de maio de 2017, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 4.067, que institui o dia 22 de julho como “Dia da Paz e da Conciliação” no Estado de Rondônia. De acordo com o projeto, de autoria do deputado Ezequiel Junior (Republicano), o projeto é uma reverência e homenagem à União do Vegetal.

O Projeto de Lei que trata sobre a inserção de uma nova data no Calendário de Datas Comemorativas no estado de Rondônia foi aprovado na Assembleia Legislativa de Rondônia, aprovação por unanimidade, define que o dia 22 de julho seja considerado o “Dia da Paz e da Conciliação”, a nível estadual. O dia é uma referência direta à criação da UDV por José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), ocorrida em 22 de julho de 1961. Após aprovação da lei, o texto seguiu para a sanção do governador de Rondônia, à época, Confúcio Aires Moura.

Deputado Estadual Ezequiel Junior (Foto: divulgação)

De acordo com o projeto, este marco no Calendário Oficial é a expressão legislativa do que deve ser construído dia a dia em todos os setores da vida em sociedade. Em seu parágrafo único, é dissertado que a ação tem por objetivo “celebrar uma cultura de união, de consciência, de aproximação e de solução de diferenças, tendo a paz como realidade que se constrói no plano educacional, social, espiritual e econômico”.

Além de incentivar e inspirar a população a celebrar a paz no seio do poder público, nas famílias e na sociedade em geral. “Isso tende a inspirar mais ações construtivas em todas as áreas sociais da população”, afirma Ezequiel Junior.

A União do Vegetal – UDV teve a sua trajetória iniciada na Floresta Amazônica por José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, em 22 de julho de 1961. Naquela oportunidade, Mestre Gabriel tinha a companhia de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina), filhos e algumas pessoas. Em 1965, Mestre Gabriel e a União do Vegetal mudaram para Porto Velho (RO), cidade na qual se organizou como Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e foi instalada sua Sede Geral.

Por Edilson Neves

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile