Detentora dos direitos da Copa Sul-Americana e da Champions League, o SBT decidiu investir pesado para transmitir também jogos do Campeonato Brasileiro. A emissora de Silvio Santos fez uma proposta bilionária à Liga Forte União, que inclui clubes como Corinthians, Vasco e Fluminense.
De acordo com o F5, o SBT ofereceu R$ 2,6 bilhões para transmitir os jogos dos times da LFU entre 2025 e 2029, resultando em R$ 520 milhões por ano. Caso o acordo seja fechado, a emissora terá direito a exibir 38 jogos exclusivos anualmente.
Um dos pontos favoráveis à emissora é o horário das partidas. A LFU quer que seus clubes joguem às quartas-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 16h. O SBT prefere esses horários para o futebol, enquanto a Globo prefere as tardes de domingo e quartas-feiras mais tarde, às 21h30, para não interferir na exibição de suas novelas.
O SBT confirmou interesse em adquirir parte dos direitos do Brasileirão até 2029, mas não divulgou os valores da proposta feita à Liga Forte União. “O SBT tem sim interesse, como em todas as grandes oportunidades, e está negociando. Mas não abre valores”, afirmou a emissora em nota.
Globo possui quase metade dos clubes
A Globo já renovou seu contrato com os clubes da Libra, a Liga do Futebol Brasileiro. Assim, a líder de audiência garantiu os jogos de Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino como mandantes.
A emissora pagará R$ 1,3 bilhão por ano aos nove clubes, sem contar os repasses do seu pay-per-view, o Premiere, que são distribuídos conforme a torcida dos assinantes. Estima-se que, no total, a Globo desembolsará quase R$ 2 bilhões por ano à Libra.
O montante é significativamente maior do que o proposto pelo SBT, pois engloba não apenas a TV aberta, mas também a TV paga (Sportv), streaming (Globoplay) e pay-per-view (Premiere).
Para a Globo, transmitir os jogos do Corinthians é crucial, pois o clube atrai grande audiência em São Paulo, o principal mercado publicitário do país, sendo um diferencial ao vender seu pacote esportivo para possíveis anunciantes.
Fonte: JCO