Moraes surpreende e revoga prisão de militar do Exército

Date:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu revogar a prisão preventiva de Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército e alvo de uma operação que investiga suspeitas de monitoramento ilegal de cidadãos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Giancarlo foi apontado pela Polícia Federal como assessor do ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), também investigado no caso. Preso em julho, o militar teria sido, de acordo com as investigações, um dos responsáveis pela execução das ações clandestinas, utilizando, entre outras ferramentas, o sistema First Mile. Um dos alvos de monitoramento ilegal teria sido o ex-deputado Jean Wyllys.

A decisão de Moraes, tomada a partir de um pedido da defesa que destacou o estado de saúde delicado do acusado, impõe que Giancarlo Rodrigues use tornozeleira eletrônica e cumpra diversas restrições, como a proibição de deixar o país e de acessar redes sociais.

Para o ministro, a manutenção da prisão preventiva não se justifica mais, pois as investigações realizadas até o momento pela Polícia Federal indicam que não há mais risco de interferência por parte do acusado.

“No atual momento procedimental, as inúmeras diligências realizadas pela Polícia Federal apontam a desnecessidade da manutenção da prisão preventiva, pois não mais se mantém presentes quaisquer das hipóteses excepcionais e previstas na legislação que admitem a relativização da liberdade de ir e vir para fins de investigação criminal”, escreveu Moraes.

A defesa de Giancarlo Gomes Rodrigues, em nota, afirmou que a decisão do ministro confirma a desnecessidade da prisão no caso específico e garantiu que o acusado seguirá todas as condições impostas, colaborando com o andamento do processo e demonstrando respeito às instituições e à lei.

Fonte: JCO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Operação da PF prende 5 e revela plano de importação de armas que abastece o crime organizado em Porto Velho 

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13), a Operação...

Ex-secretário Júnior Gonçalves revela uso político da Polícia Civil em Rondônia

Delegado na Casa Civil, grampos ilegais e dossiês: os...

Governo de Rondônia mantém alerta sobre risco de sementes adulteradas para formação de pasto

O governo de Rondônia reforça o alerta aos produtores...

Mulher é presa por ignorar medida protetiva em Porto Velho

Na noite desta quinta-feira (12), uma mulher de 35...