Força-tarefa é criada para combater incêndios florestais em Rondônia

Date:

Buscando garantir o direito ao meio ambiente equilibrado, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) reuniu, na quinta-feira (22), diversas instituições para a criação de uma força-tarefa conjunta para combater os incêndios florestais no estado. A ação envolve o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros.

Situação atual

A estiagem severa que Rondônia enfrenta agrava a situação das queimadas nesta época do ano. A força-tarefa terá como foco a implementação de estratégias integradas para conter e minimizar os focos mais graves de incêndio, que têm se espalhado por várias regiões do estado.

O Coordenador do GAEMA, promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, destacou: “Nosso objetivo é reduzir significativamente os principais focos de incêndio. A atuação coordenada das instituições busca unir esforços e recursos, garantindo uma resposta concentrada nos focos mais críticos das queimadas, que se intensificam com a seca prolongada.”

Direito ao Meio Ambiente

O promotor reforçou ainda que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Cabe ao Poder Público o dever de protegê-lo e preservá-lo para as gerações presentes e futuras. O MPRO atua na defesa desse direito, promovendo ações e iniciativas para garantir a sua efetivação. É possível denunciar crimes ambientais online por meio do Balcão Virtual ou ligando para o número 127.

O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) é um órgão do MPRO dedicado à defesa do meio ambiente. Ele trabalha para identificar, prevenir e reprimir atividades causadoras de degradação ambiental no estado de Rondônia, atuando de forma integrada com as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente locais.

do MP/RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

MPF recomenda pagamento de gratificação por titulação a professores indígenas em Rondônia

Benefício deve ser assegurado aos profissionais que possuam pós-graduação...

Mais um ônibus escolar lotado de crianças pega fogo em Machadinho d’Oeste; ninguém ficou ferido (veja o vídeo)

Um ônibus escolar da Prefeitura de Machadinho D'Oeste pegou...

No Paraná, Tribunal de Contas exige dos municípios assistência à saúde mental e tecnologia é aliada

Plano de Fiscalização do órgão para o biênio 2024-2025...

Tarcísio age e se reúne com encarregado dos EUA para resolver o tarifaço de Trump

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...