Ganham força em Ji-Paraná os rumores de que o deputado Affonso Cândido pode ser preso a qualquer momento, devido à investigação desenvolvida pela Polícia Federal sobre a permuta de um terreno da prefeitura. A possibilidade da prisão começou a ser aventada após ter chegado ao conhecimento público que Affonso foi indiciado pelos crimes de associação criminosa e falsidade ideológica.
Conforme a Polícia Federal, quando era presidente da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, Affonso Cândido teria conhecimento de que o terreno a ser inicialmente negociado através de permuta havia sido registrado em cartório com um valor muito inferior ao que de fato valeria.
Consta no inquérito da Polícia Federal que Affonso Cândido “demonstrou não só ter conhecimento, mas também estar de acordo com a trama, já que aprovou o projeto de lei da permuta do terreno municipal com o terreno particular”. O indiciamento de Affonso pela Polícia Federal chegou ao conhecimento público, o que acabou gerando os rumores de que a prisão pode acontecer a qualquer momento.