ONG de animais e vereadora são alvos de ação policial na capital

Date:

As equipes de policiais da DECOR cumpriram 08 mandados de busca e apreensão na residência dos investigados e em uma ONG

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção – DECOR, deu cumprimento, na manhã de hoje, às medidas cautelares que inauguraram a fase ostensiva da denominada “Operação Lambuja”.

As equipes de policiais da DECOR, com o auxílio de outras unidades da Polícia Judiciária, cumpriram 08 (oito) mandados de busca e apreensão na residência dos investigados e em uma ONG (Organização Não Governamental).

A ação desta manhã é resultado da investigação materializada em Inquérito Policial, instaurado na DECOR, que teve início a partir de requisição ministerial para apurar denúncia oriunda da 7ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, sobre ilegalidades envolvendo uma ONG de amparo de animais errantes, cuja aquisição do veículo e outros suprimentos para beneficiar a organização se deram, após o recebimento de emenda parlamentar, na ordem de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Essa verba teria sido incorporada ao orçamento do município de Porto Velho à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e repassada à associação, após a solicitação de uma vereadora.

De acordo com a denúncia que coincidiu com o resultado das diligências, documentos que se referiam à prestação de contas foram incluídos no processo de forma inverídica, além do fato de que o abrigo que acolhe os animais está em péssimas condições, em que pese ter recebido um valor significativo do recurso público.

Os gastos relativos à alimentação dos animais não corresponderiam ao valor usado para alimentá-los e que o veículo adquirido pela ONG serviria para atender ao uso pessoal e articulações políticas desta vereadora.

As diligências desta manhã visam robustecer o arcabouço probatório do inquérito policial, possibilitando o almejado ressarcimento ao erário e a individualização das condutas de todos os envolvidos nas práticas delitivas.

O nome da operação é alusivo ao substantivo feminino Lambuja: referente à vantagem em negócio, aquilo que se ganha além do esperado, recompensa a um negócio lucrativo.

Fonte: rondoniaovivo*

https://www.rondoniaovivo.com/noticia/policia/2024/09/10/lambuja-ong-de-animais-e-vereadora-sao-alvos-de-acao-policial-na-capital.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Mega da Virada: oito apostas dividem prêmio de R$ 635,4 milhões, o maior da história

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 17 - 19...

Sai o resultado da nova tomografia de Lula

Lula fez uma tomografia de controle no Hospital Sírio-Libanês...

A encruzilhada em que se meteu o ministro Flávio Dino

Por enquanto, o ministro Flávio Dino tem atuado no...

Talismã 21 cancela réveillon após mortes de trabalhadores

A direção da casa de shows Talismã 21, que...