Nesta semana, as movimentações políticas tem aquecido com a movimentação do senador Confúcio Moura, que busca apoio de mais ministros para a candidatura de Euma Tourinho. Essa busca por apoio se dá em meio a um baixo crescimento da candidata no cenário atual e interesse pessoal que envolve a prefeitura de Porto Velho e seu entorno.
Segundo analistas, a estratégia adotada pelo senador do (MDB-RO) para conseguir aumentar o percentual de intenções de voto da candidata a prefeita de Porto Velho, Euma Tourinho (MDB), está apresentando alguns resultados. Como ela está crescendo devagar na busca de votos na direita, teria sido decidido garimpar simpatizantes na esquerda, onde até esses dias o candidato Célio Lopes (PDT) reinava quase absoluto.
Para ganhar a simpatia da esquerda e entrar na seara de Célio Lopes, foi bem explorado o vídeo onde a ministra do Planejamento do Lula, Simone Tebet (MDB), aparece declarando apoio a Euma Tourinho. Tebeb é do mesmo partido que Euma, e faz parte da tropa de choque de Lula. Mexeu com Lula, Tebet parte para cima dando voadora.
A estratégia de pender para a esquerda teria sido adotada porque, crescendo no atual ritmo, Euma só estaria apta em ir para o segundo turno perto de julho de 2025. Mas, como ela não tem todo esse tempo, pois a eleição já é no começo de outubro, teria sido necessário partir para o tudo ou nada.
Ainda é cedo para avaliar o crescimento de Euma Tourinho entre os eleitores de esquerda, porque a estratégia de divulgar o vídeo com a ministra do Lula foi adotada há pouco tempo, mas a brilhante medida irritou a equipe de Célio Lopes.
Por outro lado, há rumores de que o senador Confúcio estaria interferindo diretamente para evitar que a gravação de Lula com Célio Lopes aconteça.
O próprio candidato, em contato com o blog, confirmou os rumores de que o senador Confúcio Moura estaria tentando impedir que o presidente Lula grave uma mensagem de apoio. E já havia sido acertado antecipadamente que o presidente faria uma gravação com Célio Lopes.
Dentro da estratégia de conseguir votos para Euma na esquerda, seria prejudicial que Lula resolvesse gravar um vídeo declarando apoio a outro candidato. Então, novamente, teria entrado em cena o senador carequinha, blindando o presidente, para que Célio não consiga chegar perto. Acontece que o pedetista tem seus meios para furar o bloqueio imposto pelo carequinha.
Enquanto é travada essa guerra de influência na esquerda, Euma Tourinho segue tentando obter votos entre os apoiadores de Lula. Paralelamente, Confúcio Moura tenta conseguir em Brasília mais ministros que possam gravar com Euma Tourinho.
Do lado de Célio Lopes, é dito que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teria concordado em gravar um depoimento para Euma Tourinho, mas o carequinha achou que nesse momento isso não seria bom.
Veja o vídeo:
Fonte: blogentrelinhas*