Nesta quinta-feira, 18, o jornal Correio de Notícia traz uma entrevista exclusiva com a candidata a vereadora de Porto Velho, Dra. Tânia Sena.
Quem é Dra. Tânia Sena?
Dra. Tânia Sena é uma renomada profissional da área do direito e agora se apresenta como candidata a vereadora de Porto Velho. Com um forte compromisso social e um histórico de trabalho em defesa da classe garimpeira, Dra. Tânia é candidata a vereadora de Porto Velho pelo (PL) e busca utilizar sua experiência para promover melhorias significativas na vida dos moradores de Porto Velho e comunidade em geral.
Visão e Propostas
Em nossa entrevista, Tânia destacou a importância de atender às necessidades prioritárias da população. Com uma trajetória pautada pela defesa do meio ambiente e da classe garimpeira. Entre suas propostas estão investimentos em saúde, educação e infraestrutura. A candidata acredita que uma gestão transparente e eficiente pode transformar Porto Velho, tornando-a numa cidade mais justa para todos.
Propostas que você defende?
“Eu venho do garimpo. Eu sou filha de garimpeiro, há 16 anos eu advogo para os garimpeiros. O que me levou a entrar pra a política foi a dificuldade que os garimpeiros vêm sofrendo e tudo que o garimpo tem sofrido ao longo dos anos.
E aí, percebi que, a gente pode fazer alguma coisa, a gente sabe que tudo depende da política e é através da política que as coisas acontecem.
Com isso, eu decidir que podemos ir mais além, defendendo nossa classe e poder ajudar cidade de Porto Velho e as pessoas de uma maneira geral. Lembrando que a minha principal pauta é está com o gabinete aberto à comunidade”, disse.
“Vale ressaltar que, minha candidatura é inspirada pela defesa do Garimpo. Essa é a motivação maior para entrar na política. Como eu disse, sou filha de garimpeiro e a falta de apoio ao garimpo. Essa atividade, tão massacrada, movimenta a economia local e garante renda para milhares de famílias. “A atividade do garimpo reflete na economia e na renda de milhares de famílias”. Cresci em meio à realidade dos garimpeiros, eu testemunhei as dificuldades do setor, especialmente com a ausência de políticas públicas que regulem e protejam essa atividade de forma sustentável”, destacou Dra. Tânia
Desafios
Durante a entrevista, Dra. Tânia abordou as barreiras que os garimpeiros enfrentam, como a falta de regularização e o impacto da fiscalização rígida. No entanto, ela acredita que é possível manter o garimpo de forma responsável e sustentável. “A atividade garimpeira legalizada é sustentável”, acrescentando que as cooperativas são essenciais nesse processo, ao garantir práticas ambientais adequadas, como o uso controlado de mercúrio, acrescentou.
Compromisso Comunitário
Dra. Tânia Sena enfatizou que sua candidatura não é apenas sobre defesa da classe garimpeira, mas sim uma extensão de seu trabalho comunitário com políticas públicas que atenda a comunidade. Ela já atuou em diversas iniciativas voltadas ao bem-estar social, obtendo resultados positivos que podem, em breve, ser ampliados como vereadora. Uma delas é a causa das mulheres que sofrem agressão ou já sofreram. Com seus filhos que precisam de apoio, de acompanhamento.
Pra gente resolver os problemas dessas pessoas Dra. Tânia propõe iniciativas para criar cursos profissionalizantes e creches de tempo integral, permitindo que essas mulheres possam se capacitar e buscar independência financeira. Nós sabemos que “Muitas mulheres não denunciam a violência porque dependem financeiramente ou emocionalmente do agressor”, alertou.
Acreditando na força e na solidariedade da comunidade, Tânia está pronta para ouvir as demandas e as preocupações dos cidadãos de Porto Velho.