A equipe do candidato Affonso Cândido (PL) promove uma série de denúncias falsas para instigar operações da Polícia Federal na prefeitura de Ji-Paraná, alegando irregularidades no uso de computadores do município para fins eleitorais, repetindo a estratégia utilizada contra a candidatura de Marcito Pinto. Isso é o que está circulando nos meios políticos de Ji-Paraná.
Além disso, conforme informações colhidas nos bastidores políticos de Ji-Paraná, o grupo de Affonso Cândido estaria fabricado notícias falsas com o objetivo de prejudicar a campanha de Isaú Fonseca (União Brasil), que concorre à reeleição. A ambição de conquistar a prefeitura a qualquer preço é evidente, de acordo com essas informações.
Ainda conforme informações de bastidores, a equipe de Affonso Cândido estaria recorrendo a esse tipo de expediente porque pesquisas mostram que ele não está conseguindo crescer o suficiente perante o eleitorado, e na reta final da campanha eleitoral estaria batendo o desespero.
Uma das ações desesperadas do mesmo grupo teria sido a disseminação de um vídeo com informações falsas, onde o ex-secretário de Regularização Fundiária de Affonso Cândido tenta culpar Isaú Fonseca pela morte de uma menina.
A Justiça Eleitoral agiu e houve a determinação de que o vídeo fosse retirado de todas as postagens, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Pelo jeito, Ji-Paraná está se tornando uma fábrica de notícias falsas na reta final da campanha eleitora