Proprietária de laboratório é presa por desvio de energia em Cacoal

Date:

Uma operação realizada pelas Polícias Militar, Técnico-Científica (Politec) e equipe de fiscalização da Energisa resultou na prisão da proprietária de um laboratório de análises clínicas em Cacoal. A perícia criminal constatou o desvio de energia de três fases diretamente na caixa de medição, com os ramais conectados sem o devido registro. A energia furtada seria suficiente para abastecer aproximadamente 30 residências populares.

O furto de energia apresenta sérios riscos à vida, uma vez que ligações clandestinas podem resultar em acidentes graves, como choques elétricos. Apenas equipes especializadas da distribuidora de energia possuem autorização para realizar intervenções na rede elétrica.

Além dos riscos à segurança, o furto de energia prejudica a sociedade como um todo, resultando em uma perda significativa de arrecadação de ICMS para o estado, que poderia ser revertida em investimentos em saúde e educação. Estima-se que o estado deixe de arrecadar cerca de R$ 130 milhões anualmente devido a esses crimes.

Outro impacto direto recai sobre os consumidores regulares, que enfrentam problemas de qualidade no fornecimento de energia, já que a rede é dimensionada para atender apenas os clientes legalizados. Além disso, os custos da energia furtada acabam sendo repassados aos consumidores por meio de tarifas, que incluem uma margem destinada a cobrir as perdas elétricas, conforme normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte: rondoniagora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Deputado Alex Redano Solicita Inclusão de Ouro Preto do Oeste na Ação “Fecha Laudo”

A ação “Fecha Laudo” oferece laudos médicos e encaminhamentos...

Justiça nega pedido de morador para retirada de poste da frente da garagem

Um morador de Rondônia terá que pagar pelos custos...

Motociclista é preso em flagrante por tentar subornar policiais durante fiscalização da PRF

Um homem de 60 anos foi preso em flagrante...

Feriadão deixa 5 mortos e 38 feridos nas rodovias federais de Rondônia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta terça-feira (22)...