Mariana Carvalho e Léo Moras terão o mesmo tempo para divulgar suas campanhas
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV é um direito garantido pela legislação eleitoral brasileira. A candidata da frente comandada pelo União Brasil, Mariana Carvalho, abre a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão nesta sexta-feira (11) em Porto Velho. Por ter saído na frente com mais votos no primeiro turno, a Justiça entendeu que ela deve começar a campanha nos veículos de massa.
Esse espaço é vital para a construção de um debate democrático saudável. Neste sentido, uma audiência pública com representantes dos dois candidatos foi realizada na tarde desta quarta-feira (9) e foi comandada pela juíza da 2ª zona eleitoral, Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, para definir a distribuição do horário eleitoral gratuito em rede e inserções.
Os horários e a duração da propaganda eleitoral em rádio e TV são previamente definidos pela Justiça Eleitoral e devem ser respeitados pelas emissoras.
Durante o período eleitoral do segundo turno, os candidatos terão tempos iguais na propaganda gratuita em rede: 5 minutos para cada no início da tarde (12 horas) e a partir das 19h30 na televisão. No rádio, o horário gratuito é a partir de 6 horas e ainda 11 horas.
A propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira e segue até o dia 25, de segunda a sábado. Além do tempo em rede, cada um terá 35 minutos cada em inserções ao longo da programação diária das emissoras, para fazer suas divulgações de forma gratuita, utilizando o tempo disponível para expor suas propostas. É crucial acompanhar essa programação, pois ela pode influenciar a percepção do público sobre os candidatos e suas propostas.
da Redação/CN