Morre Adilson Maguila, ex-campeão mundial e um dos maiores boxeadores da história

Date:

Informações que acabam de chegar dão conta de que José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) na capital paulista.

Quem confirmou foi sua esposa, Irani Pinheiro.

O ex-boxeador morava no Centro Terapêutico Anjos de Deus, em Itu, no interior paulista. Segundo a instituição, Maguila teve uma piora no quadro e foi transferido para o Hospital das Clínicas.

O peso-pesado tratava de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), também conhecida como demência pugilística, uma doença incurável.

A carreira de Maguila no boxe durou de 1983 a 2000. Das 85 lutas profissionais, ele venceu 77 – sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre os confrontos mais comentados estão a famosa luta contra George Foreman, que terminou com o americano nocauteando o brasileiro.

Antes de completar 50 anos, o lutador foi diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). Contudo, antes disso, um erro médico resultou no tratamento de Alzheimer até 2015, quando o neurologista Renato Anghinah começou a tratá-lo pensando no principal fator o que fez desenvolver a ETC: os golpes na cabeça que sofreu ao longo da carreira de boxeador.

Em 2022, Maguila deu uma entrevista ao GE, em uma clínica no interior de São Paulo. Na época, ele passava por cuidados paliativos.

“Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem”, disse Maguila na época.

Fonte: jco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Sílvia Cristina pede regulamentação da lei que garante universalização no tratamento do câncer

Durante audiência na Comissão Especial de Combate ao Câncer,...

URGENTE: Ataque a tiros em escola deixa 10 mortos

Nesta terça-feira (4), um ataque a tiros em uma...

Prefeito Léo Moraes ouve demandas de famílias atípicas e anuncia ações imediatas

Dentre as ações estão reestruturar e equipar as salas...

Acordo de Bolsonaro com Alcolumbre já produz um efeito extremamente positivo

Uma das pautas do governo Lula para a segunda...