O senador Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a criticar medidas tomadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra a sua atuação parlamentar. Moraes determinou o bloqueio do passaporte diplomático de Marcos do Val e também de suas redes sociais.
“A Constituição Federal consagra o direito à liberdade de expressão como um dos pilares da nossa democracia. Tirando-me o direito de falar, [Moraes] está atacando a democracia”, afirmou.
Marcos do Val relatou que a Advocacia do Senado Federal fez um pedido para que Moraes volte atrás nas decisões. O processo corre sob sigilo e o seu conteúdo não pode ser divulgado. O senador afirmou que não vai se deixar intimidar pela situação.
“Quem está dentro da lei sou eu, representando não só o meu estado, Espírito Santo, como também o Brasil. Como representante eleito, tenho o dever de questionar e fiscalizar. É o que eu estou fazendo aqui, e [Moraes] está tentando me impedir. Tenho o dever de questionar, de fiscalizar e de expor minha visão em defesa da sociedade.”
Moraes está encurralado. Segundo fontes do Supremo, ao ver o cenário de seu impeachment e perceber uma possível revogação de seu visto americano, o ministro reagiu imediatamente com ironia em conversa com outros integrantes do STF. Porém, os risos de Moraes devem ter sido de “pavor” já que uma forte reação se desenha bem na sua frente. O cerco está se fechando…
Fonte: jco*