Operação “Augias” da Polícia Civil desmantela esquema de fraudes envolvendo servidores da Idaron

Date:

Na manhã desta quarta-feira (18), a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco2), da Polícia Civil, realizou uma operação que desarticulou um esquema significativo de fraudes envolvendo servidores da Idaron (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Rondônia). A operação, batizada de “Augias”, investiga um esquema de fraudes envolvendo servidores da unidade local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) de Alta Floresta do Oeste, e um escritório de contabilidade. A ação contou com o apoio do órgão. resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de documentos e equipamentos que comprovaram as atividades ilegais.

De acordo com as investigações, os suspeitos inseriam dados falsos no sistema da Idaron, emitiam Guias de Trânsito Animal (GTAs) sem recolhimento de taxas e realizavam movimentações irregulares de rebanhos bovinos sem a autorização dos proprietários. Um dos casos investigados revelou movimentações suspeitas de 300 cabeças de gado, resultando em expressivos prejuízos aos cofres públicos. 

Segundo as investigações, ao todo, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados, no escritório de contabilidade envolvido e na sede da ULSAV. Além disso, foram impostas 10 medidas cautelares diversas da prisão. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema informatizado, peculato, prevaricação e fraude tributária.

O Diretor-Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, destacou a relevância da operação: 

“Esta é mais uma importante operação que demonstra o compromisso da Polícia Civil no combate aos crimes contra a administração pública. Continuaremos atuando com rigor no enfrentamento a esse tipo de crime que afeta diretamente os cofres públicos e compromete o controle sanitário do rebanho bovino do estado.”

O nome da operação, “Augias”, faz referência à mitologia grega. Áugias, rei de Élida, é lembrado por seus estábulos, famosos por abrigarem o maior número de gado bovino da região, simbolizando a magnitude das irregularidades descobertas.

da Redação com rondoniagora

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Velha mídia se insurge contra os absurdos do STF

Em um momento de descrédito popular crescente, o Supremo...

Vaza a informação mais sórdida envolvendo o “plano” contra Bolsonaro

A CNN e a colunista Monique Lobo, do jornal Correio...

Assaltante é morto ao tentar roubar policial militar em Porto Velho

Ao tentar cometer um crime na noite deste sábado...

Acidente envolvendo carro conduzido por motorista sem CNH deixa duas vítimas feridas na zona leste da cidade.

No final da tarde deste sábado (4), um incidente trágico ocorreu...