Entenda as mudanças da Reforma administrativa na Prefeitura; reduz secretarias e cargos comissionados (veja na íntegra)

Date:

A reforma administrativa apresentado pelo prefeito Léo Moraes (Podemos) e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na noite de sexta-feira (3), reduziu o número de secretarias de 16 para 12, além de extinguir 65 cargos em comissão, em uma economia de mais de meio milhão de reais por mês. O principal objetivo dessa reforma é otimizar a gestão pública, reduzindo o número de secretarias e cargos comissionados. Essa mudança visa tornar a administração mais eficiente e transparente, além de promover uma economia significativa nos gastos públicos.

“Temos uma grande responsabilidade e a população anseia por mudanças. Mas, para transformar nossos projetos e compromissos em ações reais, é preciso planejar, modernizar e agilizar os processos e utilizar novas ferramentas de gestão, sem deixar de observar as leis”, disse Léo Moraes, que acompanhou a sessão da Casa de Leis.

Ao diminuir o número de secretarias, a gestão busca simplificar processos e facilitar a comunicação entre departamentos, evitando a duplicidade de esforços e promovendo a agilidade nas decisões. Essa reestruturação não apenas reduz custos, mas também pode aumentar a satisfação dos cidadãos com os serviços prestados.

Cargos comissionados 

Com a reforma administrativa, a diminuição de cargos comissionados é um tema central. Esses cargos, que historicamente ocupam posição privilegiada na gestão pública, serão revistos e, em muitos casos, extinguidos. O objetivo é garantir que a nomeação para cargos na administração pública seja feita de forma mais criteriosa e baseada em competência, ao invés de sobrenome ou indicações políticas. A expectativa é que essa mudança contribua para uma administração mais técnica e que priorize o interesse público.

O projeto também inclui a implementação de um novo modelo de gestão que unifica cargos e ajusta remunerações, corrigindo distorções e adequando-as às exigências legais e às melhores práticas administrativas. “Por fim, enfatiza-se que as medidas propostas seguem preceitos constitucionais, assegurando proporcionalidade e clareza nas atribuições dos cargos comissionados. A reforma visa, ainda, reduzir o impacto orçamentário em aproximadamente 9%, trazendo benefícios à administração pública, valorizando o servidor e fortalecendo a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos de Porto Velho”, relata a mensagem do Executivo. 

Veja na íntegra:

Por Edilson Neves

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Assaltante é morto ao tentar roubar policial militar em Porto Velho

Ao tentar cometer um crime na noite deste sábado...

Acidente envolvendo carro conduzido por motorista sem CNH deixa duas vítimas feridas na zona leste da cidade.

No final da tarde deste sábado (4), um incidente trágico ocorreu...

Receita Federal agora vai monitorar até o PIX

A Receita Federal, em 2025, vai receber dados de...

Comandante da Marinha é submetido a nova humilhação

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, levou o...