Procurador Héverton Alves de Aguiar é o primeiro rondoniense a assumir cargo de Corregedor-Geral do MPRO

Date:

O Procurador de Justiça Héverton Alves de Aguiar tomou posse nesta segunda-feira (20) no cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público de Rondônia para o biênio 2025-2027, sucedendo o Procurador de Justiça Carlos Grott.

A cerimônia que marcou a posse do primeiro Corregedor-Geral nascido e graduado em solo rondoniense aconteceu de forma híbrida, sendo presencial no auditório do edifício-sede e transmitida via Youtube. Estiveram presentes familiares, amigos e diversas autoridades civis e militares, entre eles representantes do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, Polícia Rodoviária Federal, representantes do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros.

O Corregedor-Geral de Justiça do TJRO, Desembargador Gilberto Barbosa dos Santos, no uso de suas palavras destacou que o Ministério Público e seus membros estarão sob a tutela de mãos firmes, guiadas por espírito de elevado compromisso e integridade. Doutor Héverton Aguiar é exemplo vivo de que o mérito, a ética e a resiliência são faróis que iluminam o caminho daqueles que dedicam a vida ao serviço público e à defesa da ordem jurídica. Sua história é marcada por desafios vencidos com coragem, por conquistas que revelam sua extraordinária capacidade de liderança”, diz.

Ao se despedir do cargo, o Procurador de Justiça Carlos Grott compartilhou que deixou sua mensagem de gratidão e de sensação profunda de dever cumprido. “Desde o primeiro dia que assumi esta função, dediquei-me a preservar e fortalecer os valores fundamentais que sustentam a nossa Instituição: a independência, a ética e o compromisso com a justiça”.

Em seu discurso, o novo Corregedor Héverton Alves de Aguiar, cumprimentou a todos, agradeceu a confiança da missão por ter ficado à frente da Subprocuradoria-Geral Administrativa. “Foi uma experiência muito enriquecedora e sobretudo honrosa! Colho a oportunidade para desde já o parabenizar pela excelente condução do nosso MP, no decorrer desses quase quatro anos.

Ele ressaltou o objetivo de sua nova missão institucional. “Um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão justo e honesto, se misturando com nossa gente, auscultando suas aflições na busca incessante por justiça social, temos também que ter um olhar acolhedor e humanizado para os que devem exercer essas nobres funções”, diz o recém-empossado.

O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo Oliveira, destacou o extenso currículo do Procurador Héverton Alves de Aguiar e externou a plena convicção da qualificação do novo Corregedor-Geral para o cargo. “É um colega superlativo, extremamente preparado. Isso me dá tranquilidade e paz pois, realmente, o Mistério Público estará em boas mãos”, afirma o PGJ.

Carreira

Oriundo do sétimo Concurso, Héverton Alves de Aguiar tomou posse como Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Rondônia em 1994. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça por dois biênios (2011- 2013 e 2013-2015), tendo, em período anterior, ocupado funções na alta administração do MPRO, como Chefe de Gabinete e Secretário-Geral.
Dentre os cargos recentes exercidos na instituição, foi titular da Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica, bem como o cargo de diretor do Centro de Apoio Operacional Unificado e de coordenador da Força-Tarefa em Conflitos Coletivos pela Posse de Terra na Área Urbana e Rural. Seu último cargo foi de Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI).

do MP/RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Parlamento do Irã aprova fechamento do estreito de Ormuz, rota de 20% do petróleo global

Medida ainda precisa do aval do líder supremo do...

Carga suspeita: PRF descobre mais de 260 kg de drogas escondidas entre tábuas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez uma significativa apreensão...

Lula ultrapassa linha tênue ao criticar ação forte de Trump

Lula achou que deveria se meter na ação dos...

Alexandre de Moraes dá 24h para General Braga Neto se explicar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...