A primeira pesquisa de avaliação do governo Lula depois da crise do Pix

Date:

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27), revelou que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 49% em janeiro de 2025, superando a aprovação, que caiu para 47%. Essa é a primeira vez, desde o início da gestão, que a reprovação numericamente ultrapassa a aprovação.

Queda expressiva no Nordeste e variações regionais

O Nordeste, onde Lula mantém sua maior base de apoio, registrou uma queda significativa na aprovação, passando de 67% em dezembro para 59% em janeiro. Paralelamente, a desaprovação na região subiu de 32% para 37%.

No Sudeste, a aprovação caiu de 44% para 42%, enquanto a desaprovação permaneceu estável em 53%. No Sul, a desaprovação subiu de 52% para 59%, enquanto a aprovação caiu de 46% para 39%.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte, que são analisadas juntas pela pesquisa, a aprovação do governo se manteve em 48%, enquanto a desaprovação oscilou de 50% para 49%.

Impacto por renda e religião

A popularidade de Lula também caiu entre brasileiros com renda de até dois salários mínimos, grupo em que a aprovação recuou de 63% para 56%, enquanto a desaprovação subiu de 34% para 39%. Entre aqueles que ganham de dois a cinco salários mínimos, a aprovação caiu de 48% para 43%, e a desaprovação cresceu de 50% para 54%.

No recorte religioso, a aprovação entre evangélicos caiu de 42% para 37%, enquanto entre católicos a queda foi de 56% para 52%.

A pesquisa ouviu 4.500 brasileiros entre os dias 23 e 26 de janeiro, com margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Fonte: jco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

PM age e prende integrantes de facção após violento tiroteio  

O violento ataque a tiros contra a polícia levou...

Homem é flagrado com 80 kg de entorpecentes e mil maços de cigarro

A Polícia Militar (PM) realizou uma operação significativa que...

O Clima Mudou: 14 Anos de Prisão para o Homem do Tempo Após Crise de 8 de Janeiro

Por unanimidade, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal...