Sefin realizará paralisação temporária nos serviços para atualização do Data Center

Date:

Para aprimorar a segurança e a eficiência dos serviços digitais, a Secretaria de Estado de Finanças de Rondônia (Sefin) vai realizar uma paralisação temporária de diversos serviços entre os dias 7 e 10 de fevereiro, para atualização do Data Center. Durante esse período, estarão indisponíveis serviços como emissão de Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), consulta de extratos, acesso a informações tributárias e abertura de processos. A interrupção iniciará às 18h30 da sexta-feira (7), e os sistemas serão restabelecidos às 6h da segunda-feira (10). Neste período serão mantidos apenas serviços de emissão de notas fiscais de produtor rural, nota fiscal eletrônica e nota fiscal do consumidor eletrônica.

O Data Center Outdoor (DCMO) da Secretaria de Estado de Finanças, implantado em maio de 2024, desempenha uma função no armazenamento e proteção dos dados do estado, o qual representa um marco no aprimoramento das operações tecnológicas do órgão e coloca Rondônia na vanguarda da gestão de dados. Um Data Center seguro evita indisponibilidades e instabilidades nos sistemas; e possibilita a expansão de oferta de serviços digitais como o Sefin App que integra todos os serviços para os contribuintes em dispositivos móveis, bem como soluções de atendimento virtual com Inteligência Artificial (IA), por meio de um balcão virtual de atendimento.  

A Sefin reforça que os contribuintes programem suas demandas com antecedência para evitar contratempos.

O governo de Rondônia tem investido na infraestrutura tecnológica da Sefin, e essa atualização é essencial para manter a qualidade dos serviços prestados. O governador, Marcos Rocha, ressaltou a importância do avanço da infraestrutura digital do Estado. “Estamos investindo para garantir que os cidadãos tenham acesso a serviços mais rápidos e seguros. A modernização do Data Center fortalece a eficiência do setor tributário e a segurança dos dados dos contribuintes”, afirma.

O secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira evidencia a necessidade da paralisação para garantir a execução segura das atualizações. “Sabemos que qualquer interrupção impacta os usuários, mas essa medida é essencial para garantir um serviço mais ágil e confiável no futuro, e procuramos fazer de uma maneira a impactar os contribuintes o mínimo possível”.

Fonte: da Secom/RO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Governador de Rondônia consegue sair de Israel e chega à Jordânia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, utilizou as redes...

Assembleia promulga emenda que garante ao governador exercer mandato à distância em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia promulgou nesta terça-feira (17)...

Comandante é brutalmente assassinado a tiros por piratas durante assalto no rio Madeira

Um homem identificado como Edionar Medeiros de França, 41...

Fatalidade na travessia: Homem morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o rio Madeira

Na noite desta terça-feira (17), um grave acidente ocorreu...