Câmara pede ao STF adiamento de decisão que pode afastar Lebrão e outros 6 deputados

Date:

Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados pediu o adiamento da oficialização da decisão que pode resultar no afastamento de 7 parlamentares. No pedido, a Casa argumenta que a questão exige uma análise detalhada, que pode alterar a composição do Legislativo e impactar diretamente seu funcionamento.

Entre os parlamentares que podem perder o mandato está o deputado Lebrão (União), de Rondônia.

“Há risco de convulsão na representação parlamentar, com perdas e assunções de mandato que impactam diretamente no funcionamento e organização da Câmara dos Deputados, carecendo de análise minuciosa, com a prudência e a proporcionalidade necessárias”, sustenta a Câmara.

A base do pedido é a Lei nº 9.868/1999, que regula as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs). A Câmara destaca a distinção entre medidas cautelares, que têm efeito imediato devido à urgência, e decisões de mérito, que só podem ser executadas após o trânsito em julgado e a publicação do acórdão. Dessa forma, defende que a decisão ainda não pode ser aplicada, sob risco de comprometer a segurança jurídica.

Na última semana o STF anulou os mandatos de 7 deputados eleitos em 2022, após considerar inconstitucionais regras utilizadas na distribuição das sobras eleitorais.

Embora a decisão do STF tenha efeito imediato, a implementação depende da Justiça Eleitoral e da própria Câmara.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhar postagem:

Se inscrever

spot_imgspot_img

Popular

Mais como isso
Related

Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis abre concurso público com vagas para nível médio e superior

A Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, anunciou a...

BOPE apreende 64 pacotes de drogas escondidos em caminhonete durante operação em Porto Velho

Durante patrulhamento realizado no bairro Socialista, zona Leste de...

Criminoso acusado de homicídio, foragido da justiça, é preso em Porto Velho

Na tarde desta última quinta-feira (18), a Polícia Militar,...

Criminoso covarde espanca mulher, bebê e enteada na zona sul da capital

Mais um caso alarmante de violência doméstica contra a...